sábado, 17 de agosto de 2019

O incrível poder do desconforto

Olhando a finansfera passei por um post do blog, que eu recomendo a leitura,  Gari Advogado que me deu a ideia de fazer este.

Comentei no blog do Gari a respeito de uma trave de subida em cordas existente na ANP onde está escrito "Antes de tudo, seja um forte." E essa frase resume muito como devemos pautar nossas vidas. Antes de qualquer coisa, sejamos um forte. Sejamos aquele que nada nos abala. E quando trazemos essa filosofia para os investimentos, isto facilita demais nossa vida. Hora, antes de sermos um forte temos que ter algo que se chama CONFIANÇA. Confiança em nós mesmos, em nossas estratégias e escolhas. Mas para que se tenha confiança, precisamos, necessariamente de experiência. Agora, o que prefere, passar por experiências calejadoras, aquelas que nos machucam (tanto fisicamente ou psicologicamente) ou experiências em modo "demo"? 

Trago estes dois mundos (vida real e o mundo dos investimentos) para mostrar que na vida o simples é o eficaz. Temos que ter em nossas vidas algo que está na moda chamado resiliência.

Resiliência é aquilo que faz você seguir em frente, quando está cansado, desmotivado, com dores ou até mesmo decepcionado. É aquele sentimento que faz você ir pra frente, independente do que estiver acontecendo com vc (músculos com cãimbras ou dois stops seguidos). É a força do pensamento que faz você seguir e entender que o mundo não vai parar para você juntar seus cacos, colar seu coração, ou se reconstruir. Então, é esse sentimento que faz você bater a poeira do corpo e partir pra cima de novo.

Confesso que antes de entrar na PF eu era até bem resiliente na minha vida. Pratica inúmeros esportes, mas era preguiçoso intelectualmente. Mas sempre gostei de videos motivacionais. Sempre. Eles inspiram. Mas claro, temos que fazer nossa parte. temos que sair da tela do PC e ir fazer o que queremos fazer.

Em um desses videos (o meu predileto), o locutor falava: Daqui a 5 anos, o que você desejaria ter feito hoje? 

E isso me motivou a estudar, me motivou a ser uma pessoa melhor, me motivou a investir e vai me motivar em muitas outras coisas ainda.

A pouco tempo conheci David Goggins. Que história fantástica. Ele é um SEALs. Tem uma história de vida fantástica, e é muito motivador ouvir  o que ele fala. Quem tiver um tempo, por favor, veja o video:
https://www.youtube.com/watch?v=PO2mtNKG2B0


Mas o post é sobre o desconforto. E o que seria esse poder do desconforto? Ora.. é tudo isso que eu disse aqui. O desconforto tem o poder de nos fazer melhores, assim como a fornalha derrete o ferro, e o torna um aço, o desconforto é esse fornalha. Você se acha um aço? Você acha que é forte o suficiente? Pois é... não sabemos até passarmos por certo momentos em nossas vidas.

O que eu quero dizer é que o desconforto é o que nos leva pra frente. Resistir ao desconforto, que pode ser sono, dor, fome, frio, ou etc... é o que nos forja e nos torna pessoas melhores. Simples atos em seu dia a dia terá efeitos fantásticos em sua vida. Aqui vai alguns deles:

-Banho frio. A grande maioria adora um banho quente. Mas tenta começar a tomar um banho frio e ver como você fica mais ligado, adrenalizado. Acordado. E com o tempo, você acaba acostumando. Vai por mim. Tente uma vez por semana. Depois duas vezes e assim vai. Garanto que vai fazer mais bem do que ruim. =)

-Fome. Poxa, não estou falando pra você passar fome (ou estou?). Mas se você for uma pessoa saudável (sem doenças pré existentes), tente aplicar em sua vida o jejum. Comecei duas vezes na semana, passei pra tres, e agora faço 6 vezes na semana. Minha ultima refeição é às 20:00 no máximo. Depois só vou comer algo no almoço no dia seguinte. Garanto que isso vai reduzir sua ansiedade, vai te dar mais auto controle e com certeza vai te emagrecer.

-Exercício Físico. Esse não precisava nem falar né? É meio que um clichê. Mas é exatamente isso que funciona. O simples. O exercicio fisico é extremamente desgastante para nosso corpo. Por isso é dificil fazer, dificil levantar do sofá e ir pra academia, ou fazer uma caminhada/corrida. O corpo não quer isso. Não quer desperdiçar energia. Mas nós nascemos pra isso. Corpo humano não foi feito para ficar parado, ao contrário do que nossos cérebros preguiçosos querem. Então, foque nos exercícios, comece devagar também. Toda mudança é valida desde que seja constante. Então, COMECE. E pra você que ja faz algum exercício físico, queira sempre mais. Lembre-se que quando você quer parar de fazer o exercício é porque ainda lhe resta mais de 30% de energia ainda. Sua cabeça desiste bem antes que seus musculos, então continue. 

-Alimentação. Isso aqui é um luxo que temos hoje. Queremos o melhor que tiver pra comer, em relação ao sabor, e não nos importamos com o que realmente importa, que é os nutrientes. A questão da alimentação, assim como o exercício físico são desconfortos que  temos que é muito fácil de mudar. Ora, se quero comer um chocolate, qualquer esquina vende. Se estou cansado de correr, eu paro. Isso que devemos trabalhar em nossas mentes. Superar os desafios. Superar nossas vontades de comer errado. Não digo que não possamos comer as coisas que gostamos, afinal, estamos querendo ficar ricos é pra isso mesmo, viajar, comer e dormir. Mas, o auto controle é extremamente importante, e isso nos ajuda em tudo. 

-Leitura. Nossa, como eu odiava a leitura. Mas aprendi que é extremamente necessária para nosso cérebro. Nossa fala, nosso vocabulário é extremamente influenciado pela nossa leitura. Então LEIA. É eu sei, é difícil, é chato, mas com certeza faz muito bem.

-Economia Financeira.  Mas é claro que não poderia faltar né? Acho que esse será meio que um consenso na finansfera, já que todos aqui somos investidores e queremos progredir em nossas vidas, aumentando nosso capital. Então, em relação a isso, já estamos na vantagem. Agora você, que está cheio de dívida ainda, meu amigo... comece a praticar a economia. Isso faz bem para você. Principalmente a longo prazo. Fará extremamente bem. Você querer algo, ter o dinheiro para gastar e não comprar por saber que é superfulo ou por ter outro objetivo para a grana, é colocar em prática a resiliência...


Enfim, eu quis apenas demonstrar para vocês o quão fácil é praticarmos a resiliência. O desconforto nos coloca pra frente e nos faz sermos pessoas melhores, mais pacientes e com certeza menos reclamonas. Nos faz dar valor as coisas simples da vida, como um copo de agua, uma cama confortável e um banho quente. Se você toma banho quente todos os dias, experimente tomar banho frio tres dias seguidos e no quarto tome um banho quente. Vai ver o quão melhor será esse ultimo. Vai ver quanto de valor você vai dar para aquele momento. Mas continue tomando o banho gelado. Isso fará muito bem.

Isso tudo se aplicado ao longo prazo, com certeza só trará benefícios. Então, pratique exercicios, economize financeiramente, coma melhor, mais saudável, tome banho frio e leia mais. Com toda certeza você se tornará uma pessoa mais inteligente, culta, saudável e resiliente. Nunca se sabe quando necessitaremos de usar nossa força interna. Nossa resistencia.

Um grande abraço a todos. Espero que tenham gostado do tópico. Escrevi meio que na correria, mas achei bem interessante e queria passar isso pra vocês.

Até mais.

2 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar, seu blog é um dos que me inspiraram a começar. Sua carreira tbm me inspira, quero ser seu colega de profissão. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola Pato Rico. Que ótimo. Fico muito feliz quando há comentários como o seu.

    Mal posso esperar para tê-lo como colega na fronteira.
    Grande abraço irmão. Bons Estudos.

    ResponderExcluir