domingo, 2 de junho de 2019

Atualização Mensal: Maio SANGRENTO.... - 2019: R$ 219.325,00


Fala galera, como vcs estão? Espero que bem, pq eu... Minha nossa senhora...

Pensem... pensem em um mês tenso? Puta merda (desculpe o palavrão). Cacete... Tenho que dizer...
Quebrei a banca. =(
Deu ruim...
Pois é, eu fali... fali a conta que rodava os robôs... Infelizmente eu estava alavancado demais e sim, eu sabia disso e preferi arriscar. Perder tanto dinheiro nunca é bom. Vou discorrer melhor o assunto na parte de robôs...

De todo caso, tirando as coisas ruins, ficam as boas... Estou de férias... 10 dias apenas, mas vai dar pra dar uma descansada. Não vou poder viajar mas só de passar mais tempo com a esposa, já vale.

O problema é que estou viciado em comprar coisas da China. hahaha... comprei um relógio, vários action figures, sensor para torneira da pia e etc... está tenso. Mas estou controlado. Nada mais que 300 reais por mês.

Então, vamos ao que interessa:


Os Aportes

Este mês de Maio, minha esposa conseguiu outro emprego. Foi apenas este mês, estava cobrindo férias de uma outra funcionária. Mas o importante é que para o mês de Junho, o aporte aqui irá aumentar. Graças a Deus. Sei que estou bem adiantado ao meu plano rumo aos 2 milhões em 20 anos
mas sei que não será sempre assim. Logo mais vem as crianças, cidade maior, talvez novos empreendimentos (grandes planos estamos traçando) e assim por diante. Então, quanto mais agora, melhor. É a mágica dos juros compostos. Quanto maior seu aporte no começo, maior será sua rentabilidade no final.

De todo caso, infelizmente gastamos bastante no Cartão de crédito em Abril, então da receita total de R$ 10.850,00, consegui aportar R$ 4.340,00. Isso é ótimo, eu sei. É mais que a minha meta de R$ 3.000,00 mensais e é quase 50% da receita. Entretanto, queremos sempre mais né. Minha meta agora é baixar o valor do cartão de crédito. Veremos como vou me sair hehe

Aproveitando o começo do mês de Maio que foi bem sangrento para as ações, realizei 4 compras, de duas ações em diferentes momentos. Sabendo que fiz caca quando comprei CIEL3, resolvi abaixar mais um pouco meu preço médio e comprei 185 a 6,97. Depois, aproveitei que Grendene estava bem baixa e baixei mais ainda meu PM. Ficou assim:

- 200 ações de GRND3 a R$ 7,17 = R$ 1.434,45
- 400 ações de GRND3 a R$ 7,04 = R$ 2.816,89
- 100 ações de CIEL3 a R$ 6,97 = R$ 697,22
- 85 ações de CIEL3 a R$ 6,97 = R$ 592,63

Com esses aportes, meu preço médio de GRND3 foi para R$ 7,67, tendo em carteira 1.100 ações, totalizando R$ 7.766,00. Atualmente (Cotação 7,06) com prejuízo de R$ 667,26, ou -7,91% em relação ao aporte total.

Em relação a CIEL3, que eu estou casado agora até que ela se recupere (ou vire pó), meu preço médio ficou em R$ 8,61, tendo em carteira 985 ações, totalizando R$ 6.599,50. Atualmente (cotação R$ 6,70) com prejuízo de R$ 1.890,25, ou -22,275% em relação ao aporte total.


Enfim... seguimos rezando para que CIEL suba pelo menos um pouco, porque pra eu aportar novamente nela, só se estiver menos de R$ 6,00.

Esse mês farei aportes em BPAN4. Conversando com meu pai, disse pra ele comprar, pois tinha rompido uma resistência. Resultado, ele comprou BPAN4 a 5,25 e vendeu a 5,80. Depois comprou de novo, e agora está a fucking R$ 8,00. Vamos ver como ela abre segunda feira.


Os Proventos

ODPV3: R$ 52,75
ITUB4: R$ 9,00
GRND3: R$ 97,22
FLRY: R$ 481,20
HGRE11: R$ 27,38
HGLG11: R$ 27,75

Total parcial: R$ 695,24

TG Invest: R$ 0,00
Cheque: R$ 1.140,00


TOTAL: R$ 1.835,24


Histórico de proventos recebidos:

Janeiro: R$ 4.803,97
Ações: R$ 1.318,84
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG:  R$ 2.290,00

Fevereiro: R$ 3.972,50

Ações: R$ 341,95
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: R$ 2.435,42

Março: R$ 4.767,82
Ações: R$ 1.249,43
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: R$ 2.323,26

Abril: R$ 4.148,34
Ações: R$ 147,61
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG:R$ 2.805,60 



Maio: R$ 1.824,35
Ações: R$ 640,17
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: SUSPENSO

TOTAL: R$ 19.517,04
Ações: R$ 3.698,00
FII: R$ 275,63
Cheque: R$ 5.700,00
TG: R$ 9.854,28


Mas o que? O que aconteceu que a TG não teve pagamento de juros esse mês?
Pois é... como se não bastasse o fatídico fato dos meus robôs quebrarem a banca, mais essa...
A Policia Federal (que ironia) do ES deflagrou a operação chamada Operação Madoff, investigando 3 empresas suspeitas de pirâmide (ah vá) financeira e sim. Foram suspensas todas as atividades da TG. Infelizmente foi justo no dia 15, dia de pagamento de juros, não deu tempo nem de tirar mais um "mêszinho"... Mas faz partes, vamos deixar os meninos trabalharem e ver no que dá. Estou certo de que não era pirâmide financeira e que tudo vai se resolver. Enquanto isso, os investimentos lá ficam congelados. Dos 15.000,00 investidos lá, já tinha recebido aproximadamente R$ 9.850,00. Espero que a empresa continue suas atividades. Se restar comprovados crimes financeiros mesmo, espero que devolvam meu dinheiro (capital). Ainda assim terá sido um excelente investimento hehehe


No fechamento do próximo mês, quero fazer um balanço de meio de ano da minha carteira, rever metas, reavaliar ações, posições, robôs e etc...


Robôs

Ahhh esses safados. Em um mês me da tantas felicidades e no outro... acaba comigo.
Pois é. Maio definitivamente não foi o mês para os robôs de contra tendência. Todos sangraram muitoooo... vários quebraram (quem não diminuiu a mão). E infelizmente eu fui um deles.

Inicialmente tinha colocado R$ 3.000,00 reais para testar o XM. Com o passar do tempo, ele chegou a ter fodásticos R$ 12.000,00. Foi ai que cresci o olho, e resolvi aumentar o número de contratos. Pior, resolvi colocar outro robô de contra-tendência, o KM4. E por mais que o KM4 tenha um desempenho melhor que o XM (as vezes ele dava gain e o XM não), eles tem basicamente a mesma estratégia... ai deu ruim mesmo.

O mês de abril fechamos negativo em  -R$ 1.699,72. Maio começou muito ruim. As entradas foram:









No finalzinho, tentei reequilibrar um pouco os contratos, mas não deu. Enfim...prejuízo de R$ 6.274,00 reais. FODA. Isso me deixou extremamente chateado. Muito mesmo e logo depois, veio a notícia da TG e do congelamento dos investimentos... então vcs imaginam como foi meu mês. Mas tudo bem... Faz parte da vida. Não só de vitória se faz a guerra não é mesmo?

Agora é cabeça erguida, novos planos (sim, vou começar estudar muito sobre daytrade pra recuperar esse prejuízo ainda esse ano, se Deus quiser). Vou aproveitar que estou com um pouco de tempo livre no serviço e focar nos estudos. Tenho certeza que me darei bem. E claro, continuarei aportando, sempre.


Carteira Atual (Inicial/Atual)



Ações: R$ 128.287,36 / R$ 134.631,50 -   + 4,95%

FIIs: R$ 9.250,00 / R$ 11.551,46 -   +24,88 %

Empréstimo: R$ 27.000,00 (Valor sem os juros, necessita ser corrigido)

Cheque: R$ 38.000,00

Trader Group: R$ 15.000,00  (Será que recupero?)

Robôs: R$ 4.000,00 / R$ 0,00   -100%

Caixa: R$ 600,00

TOTAL: R$ 216.777,31  /  R$ 228.799,53

E é assim que termina o pior mês da minha vida de investimentos. Muitas perdas, muitas derrotas, muitas dúvidas, mas seguimos em frente, pois tem mais de meio ano ainda para recuperarmos tudo que perdemos e continuar com o plano. Foco no destino final sempre. Desistir Jamais... Aqui fica duas frases que eu gosto muito. Não tem muito a ver com o tema de seguir em frente, mas faz parte de mim.


"Nenhuma árvore pode crescer até os Céus sem que suas raízes desçam até o Inferno."

"O homem luta contra sua mente. Seus braços e armas são meras extensões de suas vontades."


Grande abraço a todos. Sejam Guerreiros sempre. Sejam Honrados sempre. Sejam Justos sempre.


quarta-feira, 1 de maio de 2019

Atualização Mensal: Abril - 2019: R$ 216.960,00


Olá pessoal... como estão?
Espero que muito bem.

Ando meio sumido porque no serviço anda meio puxado, o que é bom... faz o tempo passar rápido na fronteira. =D
Inclusive, com concurso a vista ai, acredito que até Dezembro, a galera do Norte esteja já se mudando para um pouco mais perto da família. Isso anima muito.


Vamos para as finanças... Minha nossa. Como fiz dívidas nas férias. Parcelamentos chegam a quase3k. Mas faz parte, isso já estava meio que previsto devido às férias. Mas mesmo assim, dói no bolso. hahaha


Os Aportes

Esse mês, como minha esposa também estava de férias mês passado, não houve pagamento de salário. Mas ainda sobrou um restinho na conta. hahaha.

Comprei apenas uma ação este mês... se eu falar pra vocês qual é, vão chorar junto comigo.
Sim, estou falando da CIEL3. Baseado nas cotações, achei que eu tivesse feito bom negócio comprando a 9,07. Depois a 8,87. Ledo engano. Ahhhh se eu soubesse... haha. Mas chega de lamentações. Isso faz parte. Não gosto muito da CIEL3, mas como estava com o dinheiro parado lá, resolvi fazer um swing trade, esperando ganhar ali uns 10% e depois comprar ações que estava de olho, como a LREN3 e B3SA3. Me fufu...Os aportes foram:

- 500 ações de CIEL3 a R$ 9,07.
- 55 ações de CIEL3 a R$ 8,90.
- 245 ações de CIEL3 a R$ 8,87.

Somando, temos um total de 800 ações com um preço médio de R$ 9,00, totalizando R$ 7.199,92


Os Proventos

Um mês um tanto quanto fraco, mas... melhor pingar do que faltar, não é mesmo?

MDIA3: R$ 139,41
ITUB4: R$ 8,20
HGRE11: R$ 27,38
HGLG11: R$ 27,75

Total parcial: R$ 202,74

TG Invest: R$ 2.805,60
Cheque: R$ 1.140,00

Total: R$ 4.148,34


Verifiquei os meses anteriores e vi que tinha registrado os valores de proventos anteriores erroneamente. Eis que vou corrigi-los agora.

Histórico de proventos recebidos:

Janeiro: R$ 4.803,97
Ações: R$ 1.318,84
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG:  R$ 2.290,00

Fevereiro: R$ 3.972,50


Ações: R$ 341,95
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: R$ 2.435,42

Março: R$ 4.767,82

Ações: R$ 1.249,43
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: R$ 2.323,26

Abril: R$ 4.148,34
Ações: R$ 147,61
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG:R$ 2.805,60 

TOTAL: R$ 17.692,69
Ações: R$ 3.057,83
FII: R$ 220,50
Cheque: R$ 4.560,00
TG: R$ 9.854,28


Os Robôs


Ahhh... esses danadinhos. Como sabem, gosto de diversificar e me identifico muito com os robôs, como forma alternativa de deixar um dinheiro ali rendendo. Esse mês estava sendo excepcional, até que... Pois é. Não tem como fugirmos do loss não é mesmo. Resolvi aumentar o numero de contratos e pra minha surpresa? Dois full loss seguidos. Fuck! Mas parte. seguimos confiando (não muito) na estratégia e vamos ver no que dá. Mas nisso tirei uma conclusão. Deixarei os contratos fixos por um tempo e conforme for chegando a um valor considerável, eu vou retirando o excesso. As vezes a ganância atrapalha o psicológico.

Caixa atual: R$ 6.286,02


Xeque-Mate

No total foram 10 entradas novamente, sendo elas 3 full loss e 7 gains. Interessante este mês foi que deu muito full loss. Estou pensando em uma estratégia de mudar isso, pois é complicado, mesmo com o stop original (eu baixei para mil pontos) que é de 1.200 pontos, ele não escaparia.

Este mês, ele acumulou -235 pontos e um financeiro de -R$ 2.972,70.
O que me deixa um tanto decepcionado, pois chegou a ter mais de 12k na conta, mas enfim. Faz parte do jogo. Deixa rolar. =)
Não posso fazer uma comparação fidedigna com o mês passado, visto que eu aumentei os contratos no meio do mês, então, devo esperar rodar um mês com os contratos atuais e ver o que acontece.
Segue a tabela com as operações:





KM4

Sim rapaziada, é um novo robô. Tá, ele não é novo, na verdade já existe há alguns meses, mas resolvi agora roda-lo e deixar fixo.
Para quem não sabe, o KM4 foi o causador de toda a discussão do Grupo do Telegram do XM, onde o autor do XM não aceitava que existisse um set (km4) que fosse melhor que o seu (XM). Provado com backtest que existia, o criador do XM disse que estava overfitado e arranjou mil desculpas para não considerar tais alterações. E conforme iam questionando-o, as pessoas foram sendo excluídas sumariamente do grupo. Com isso, os excluídos fizeram um grupo chamado de Xeque-Mte da Zueira, onde poderia-se dizer e fazer o que quiser, com o set que quiser, o importante era ganhar dinheiro. Conforme fora surgindo vários sets interessantes, o grupo mudou de nome e passou a se chamar TST - Traders Sem Teoria. Uma sátira ao mantra sempre dito no grupo original do XM, "Você leu a teoria?". Enfim...

O Km4 é um set que roda em cima da EA do XM 2.09 (mas que já está sendo traduzido para as EAs da RobotCrowd). Seu criador é o mestre Katsu, por isso o K no inicio do nome do robô, que roda com timeframe de 4 minutos. Sua estratégia é parecida com a do XM, o grande conhecido "Retorno à média".

Comecei a usa-lo no dia 18/04 com 5 contratos. Hoje ele acumula positivos 1.140 pontos, e um financeiro de R$ 1.093,43. Segue o demonstrativo das operações:



Estou bem feliz com seu desempenho, e ao longo do mês, conforme for suas performances, vou equilibrar os contratos de cada um, deixando cada com 10 contratos.

Então, no mês de ABRIL, somo um prejuízo de R$ 1.699,27, que são 905 pontos.
Ao menos, no acumulado do ano, estou com lucro de R$ 3.761,82, ou 3.949 pontos (o que não vulga nada, pois a quantidade de contratos está em constante alteração.)

Vale lembrar que o valor que está vinculado ao robô não é contabilizado na conta do capital, visto que se altera muito. Só irei contabiliza-lo quando não mais usar robôs ou quando começar a retirar os lucros.


Mineirinho

Caixa: R$ 333,75
Não utilizado.



Carteira atual (Inicial/Atual)


Pra finalizar, temos o desenvolvimento da carteira deste mês com os valores brutos e suas respectivas  valorizações ou não.


Ações: R$ 122.747,31 / R$ 129.764,00 -   +5,71 %

FIIs: R$ 9.250,00 / R$ 11.635,76 -   +25,79 %

Empréstimo: R$ 27.000,00 (Valor sem os juros)

Cheque: R$ 38.000,00

Trader Group: R$ 15.000,00

Robôs: R$ 4.000,00 / R$ 6.619,77   + 65,49%

Caixa: R$ 780,00

TOTAL: R$ 216.777,31  /  R$ 228.799,53




Então é isto, espero que tenham aproveitado o conteúdo. Se houver alguma dúvida, não hesitem em perguntar.


Grande abraço a todos e bora pro mês de Maio.



quarta-feira, 24 de abril de 2019

Economizando na DARF. Como não pagar tanto IR

Ola galera, como estão? Espero que bem...


Gostaria de falar sobre um assunto aqui que vi no Canal Primo Rico e que fez total sentido pra mim, que sou adepto do Buy&Hold, que é a venda de ativos para economizar futuramente no IR.

Todos sabem que a filosofia do Buy&Hold é você escolher seu ativo (seja ele FII ou Ação) pelo fundamento daquele papel e ficar com ele indeterminadamente enquanto ele se enquadrar na sua escolha. Ou seja, vou comprará as ações todos os meses, sem se importar muito (ou não kkk) com o valor atual da ação, ou pelo seu gráfico (isso já entra em outra discussão). Vou usar de exemplo as ações da ENGIE BRASIL e da WEG. Ao meu ver, são ações com ótimas governanças, os balanços das empresas são redondinhos, sempre aumentando os lucros... tudo as mil maravilhas... Mas digamos que isso mude. Digamos que vc tenha que vender as ações na pressa, ou elas perderam os fundamentos. O que fazer?


Vendendo ações todos os meses:

Primeiramente, isso serviria para quem tem mais de R$ 20.000,00 em ações daquele papel. Então vamos aos cálculos:

Tenho 2.000 ações de EGIE3 com PM de 25,00 reais. Digamos que a cotação da ação no dia da venda seja 35,00. Ou seja, um lucro de 10,00 reais por ação, totalizando 20.000,00 reais de lucro. Se fosse pagar o IR desse valor, vc pagaria 3.000,00 ao governo. Ok, pagar DARF sempre é bom, pois mostra que você obteve lucro. Entretanto não seria melhor não pagar esse valor?

A estratégia consiste em todo mês você tentar vender (no limite de 20.000,00) no último dia útil do mês as ações que mais estão te dando lucro, e recompra-las no próximo dia útil do mês subsequente, ficando assim isento do IR. Fazendo isso, vc pode perder ou ganhar um pouco com a diferença de cotação de um dia para o outro, entretanto, caso haja alguma emergência futuramente, isso irá compensar. O objetivo é você aumentar o seu PM cada vez mais. Opa, mas espere ae. Para ganhar dinheiro não tem que baixar o PM? Sim, tem...entretanto você vai buscar um PM menor somente para novas aquisições, com dinheiro novo. Na recompra das ações, você deve aumentar esse valor. Vamos às contas:

EGIE3
QTDE: 2.000
PM: 25,00
COTAÇÃO: 35,00
Valor da compra: 50.000,00
Valor da venda: 70.000,00
Lucro: 20.000,00
IR 15%: 3.000,00

Agora vejamos... se aos poucos eu fosse aumentando meu PM. Por exemplo, esse mês, que minha ação está supervalorizada, eu vou vender (no ultimo dia útil) 500 ações. O valor da venda será de 17.500,00. Meu lucro em cima dessas ações será de 5.000,00 reais. Entretanto, não pagarei IR pois vendi abaixo de 20k mensal. No primeiro dia útil do mes subsequente, eu recompro as ações pelo preço atual dela. Então, vou recomprar 500 ações por 35,00 (vou desprezar pequenas variações pra cima ou pra baixo). Logo, meu PM que anteriormente era de 25,00, passou a ser 27,50. No final do mês, eu volto a fazer a mesma coisa, vendendo mais 500 ações a 35,00, obtendo um lucro de 3.750,00 e recomprando-as no dia útil subsequente, ficando com meu PM em 29,37. E assim vou fazendo, enquanto estiver tendo lucro com a ação.

O que eu achei interessante nesta estratégia são as vantagens que ela acarreta:

1- Quanto mais cedo você começar a fazer isso com seu portifólio, mais seguro você estará. Pois se por um acaso, a ação despenque por perda de fundamentos (aparentemente acontecendo com CIELO) ou você precise daquele dinheiro por achar outro investimento mais interessante, você poderá vender as ações a qualquer momento. Se a cotação estiver menor que seu PM, melhor ainda, pois ai poderá acumular o "prejuízo" para descontar de futuros lucros em outros papéis.

2- Sua quantidade de ações não muda. Você não vai perder nem ganhar ações. O que pode mudar é uma pequena diferença nos preços do dia da compra pro dia da venda, mas isso, estatisticamente deve se manter neutro, um dia perde, outro ganha.

3- Mudança feita pelo Governo referente à essa isenção. Eles podem tirar isso a qualquer momento. Vai saber né? Devemos estar preparados. Fazendo seu PM subir, fará com que você pague menos IR.

Eu aconselho, se fizer isso, que registre todas as transações, marcando seu PM real, aquele que vc comprou com dinheiro novo, como também seu PM contábil, aquele que você quer que suba para pagar menos imposto. Pois é isso que vai te animar quando ver algumas cotações no negativo e para não achar que está perdendo dinheiro tanto quanto parece.
Um outro exemplo de evitar pagar valores altos de DARF será dito a seguir.



Os dividendos são seus amigos

Essa dica aqui já falei em algum post desde blog, mas vou voltar a explica-la.
Digamos que você ignorou a minha primeira dica de como economizar no IR e chegou o momento de realizar lucros nas ações da EGIE3. Excelente.

Segundo o exemplo anterior, O seu lucro é de 20.000,00 e sua DARF de 3.000,00. Ok. Como melhorar isso? Simples. Vá ao site www.dividendobr.com.br e veja qual ação está com data-com neste mês auferido de lucros. Claro, pode ser que um mês isso não dê certo, tendo em vista que pode ocorrer que nenhuma ação entre em ex, entretanto, acredito que seja bem difícil.
Digamos então que neste mês em que tive as vendas de EGIE3, a empresa WEG vá entrar em data-ex, pagando 0,50 centavos por ação. Sua cotação atual é de 18,00. Então, no ultimo dia de DATA-COM você compra WEGE3 e as vende no outro dia. Ficando assim:

Vendi as ações da EGIE3. Estou com 70.000,00 na conta da corretora. Com esse montante você compra as ações de WEGE3. Com 70k você compra 3.800,00 ações de WEGE3. No outro dia, vc ganha o crédito de receber 0,50 por dividendos totalizando em 1.900,00. Você também vende as ações de WEGE3 pelo preço de mercado (o que pode haver um pequeno spread tanto pra mais como pra menos) teoricamente 17,50, ficando assim com um prejuízo contábil de 1.900,00 reais. Esse prejuízo você poderá abater daqueles 20k de lucro que obteve na venda de EGIE3.

Vocês poderão falar: "Ahhh mas todo esse trabalho pra economizar 285,00 reais?". Pois é. Sim, todo esse trabalho para economizar 285,00 reais. Claro que se tiver outras ações durante o mês com data-com/data-ex você poderá repetir o processo. Lembrando que isso é apenas um modo de tentar economizar um pouco mais sempre, não é a solução dos seus problemas.

Acredito que com a junção dos dois métodos mencionados, ao se finalizar uma posição em um papel, você consiga economizar bastante dinheiro. Não que eu seja a favor da sonegação, mas se há métodos legais de se pagar menos, porque não, não é mesmo? Mesmo porque esse valor de 20.000,00 não é atualizado há muito tempo.


Enfim, nenhum dos métodos acima foi eu quem desenvolvi, apenas estou repassando um conhecimento adquirido. Se foi útil para você, ótimo, foi um prazer. Se não foi útil, desculpe, vou tentar melhorar hahaha


Grande abraços e aguardo criticas, sugestões e outros. Abraço


segunda-feira, 1 de abril de 2019

Atualização Mensal: Março - 2019: R$ 210.888,00

Como estão pessoal? Tudo bem? Espero que sim.


Sumido ainda daqui do blog, pois minhas férias recentemente acabaram, e além dos gastos excessivos, agora tenho que colocar o serviço em dia.

Março passou bem rápido (principalmente pq passei ele todo quase sem trabalhar e junto da família). Minha esposa e eu fomos para a casa de nossos parentes no interior de SP, ficamos alguns dias na capital e depois voltamos pro interior. Revimos alguns amigos, compramos algumas coisas e foi bem divertido. Valeu a pena para desestressar e tirar as raivas que se passa na fronteira.

Mas vamos ao que interessa:

Os Aportes

Com o recebimento dos valores do Salário+Férias deu pra ver um aporte bem bacana, apesar dos gastos excessivos. No total consegui aportar R$ 8.000,00 em ações, mais 8.500,00 em empréstimo pra um conhecido meu, e ainda sobrou R$ 2.500,00 na conta do banco que vou esperar vir a fatura do cartão para aportar novamente.

As ações foram:

- 300 ações da FLRY3 por R$ 19,15
- 53 ações de ITUB por R$34,22 (Sim, tenho TOC e não gosto de deixar os números das ações sem estarem redondos haha)
- 100 ações da MDIA3 por R$ 42,00
- 100 ações da WEGE3 por 18,00

Como eu ja tinha R$ 5.900,00 do mês anterior que fiquei sem aportar, sobrou-me agora  R$ 1.900,00 em caixa da corretora para futuras compras.



Os Proventos

ITUB4: R$ 931,37
WEGE3: R$ 111,30
EGIE3: R$ 206,76
HGLG11: R$ 27,75
HGRE11: R$ 27,38
TOTAL PARCIAL: R$ 1.304,60

TG: R$ 2.323,26 
Cheque: R$ 1.140,00

Total: R$ 4.767,86


Quanto aos proventos totais recebidos das ações este ano, eles somam:

Janeiro: R$ 1.373,97
Fevereiro: R$ 397,08
Março: R$ 4.767,86

TOTAL: R$ 6.538,91

Como eu havia previsto, já superei a meta anual de recebimento de dividendos de ações. Então, o que fazemos quando batemos a meta? Dobramos a meta e assim por diante. Então, toda vez que eu bater a meta antes do meio do ano, dobrarei a meta e tentarei alcança-la. No caso, o valor para todo o ano seria de acumular R$ 1.500,00, como já recebi R$  2.910,22, logo, se dobrarmos a meta, ficará R$ 3.000,00. Como é um valor muito próximo do já recebido, dobraremos de novo, ficando a nova meta sendo de R$ 6.000,00. Que Deus me ajude hehe


Os Robôs

Pense em um mês frenético? Minha nossa. Muitas surpresas boas, algumas bem ruinzinhas, mas no final tudo positivo. Sim, foram dois fucking full loss (2k cada), mas o robô tem um poder de recuperação muito bom e fechou no positivo.
Os resultados ficaram:


Xeque-Mate - 
Caixa atual: R$ 8.580,00

Foram um total de 10 operações, sendo elas 2 full loss me dando um prejuízo de R$ 2.000,00.
Entretanto, o XM conseguiu fechar o mês com 1.224 pontos, resultando em um ganho financeiro de R$ 2.326,19.




Ps.: Na imagem tem a entrada no dia 01/04/2019, não fazendo parte das entradas de Março (óbvio). Essa entrada não foi considerada nos cálculos acima.




Mineirinho: 
Caixa atual: 333,75  
Desde o ultimo loss não voltei a roda-lo. Como agora terei tempo para ficar na "supervisão" dele, talvez no próximo mês eu tenha algo a registrar aqui.  





Carteira atual (Inicial/Atual)

Ações: R$ 115.547,46 / R$ 122.691,00 -   +6,18 %

FIIs: R$ 9.250,00 / R$ 11.405,62 -   +23,30%

Empréstimo: R$ 27.000,00

Cheque: R$ 38.000,00

Trader Group: R$ 15.000,00

Robôs: R$ 4.000,00 / R$ 8.918,30

Caixa: R$ 1.900,00

TOTAL: R$ 210.679 /224.914,92

Fechamos o mês com mais um aumento de capital e uma boa valorização da carteira. Confesso que no meio de Março a valorização da carteira de ações e FII chegava a 12%, mas é como dizem, a renda variável vareia.

Grande abraço a todos, e qualquer dúvida estou a disposição.

Até mais.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Atualização Mensal: Fevereiro - 2019: R$ 193.300,00


Eae galerinha, como estão? Espero que ótimo.

Estou um pouco atrasado com a postagem pois estou em viagem. Aproveitando um pouco as férias com a família. =D

Mas vamos lá. Esse mês de Fevereiro foi bem tranquilo. Sem grandes novidades. Passou voando (mesmo porque tem menos dias também né). E agora com férias, espero que Março passe tão rápido quanto. Vamos ver.

Já recebi os proventos + salário agora em Março, entretanto, só fará parte do patrimônio no final deste mês, pois tenho que pagar algumas contas antes né? Férias, sabem como é.




Os Aportes

Esse mês, fiz compra apenas de Itaú que ainda não tinha em carteira. Não foi com dinheiro novo, eu fiz um rebalanceamento dos meus investimentos e tirei um pouco dos empréstimos e passei para bolsa.
Fiz compra de ITUB4 em dois dias. Dia 06/02 e 07/02 no valor total de R$ 20.225,36. Foi comprada 547 ações, com preço médio de R$ 36,98.

De dinheiro novo, tem R$ 5.900,00 em caixa na Clear para aquisição de novas ações que ainda não tive tempo/oportunidade ainda para gastar. Vamos ver se com essa semana fraca, pós carnaval surge alguma oportunidade.

Os Proventos

BBSE3: R$ 338,60
BBSE3: R$ 3,35
HGLG11: R$ 27,75
HGRE11: R$ 27,38
TG: R$ 2.435,42 
Cheque: R$ 1140,00

Total: R$ 3.972,50


Quanto aos proventos totais recebidos das ações este ano, eles somam:

Janeiro: R$ 1.373,97
Fevereiro: R$ 397,08



Os Robôs

Este mês dei um atenção maior para os robôs. Fiquei bem feliz com o desempenho do XM e do Mineirinho. O Mineirinho em questão eu fiz aporte inicial de R$ 2.000,00. Cheguei a ter R$ 970,00. Ele conseguiu incrivelmente se recuperar e fechar o mês de Janeiro com lucro de R$ 380,00 reais. Infelizmente, no dia seguinte à publicação dos resultados, ele deu um loss imenso que me desanimou totalmente, sobrando na conta R$ 333,75. Agora vou esperar aprimorar um pouco o sistema de defesa, ou quem sabe colocar um stop financeiro nele diário. Vamos ver.
Os resultados ficaram:


Xeque-Mate - Caixa atual: R$ 5.659,11

Mês bastante movimentado para o XM. Fez 6 operações sendo um full loss e uma ótima recuperação de prejuízo fechando o mês com GAIN de R$ 1.902,88, ou 985 pontos.  





Mineirinho: Loss de R$ 2.036,40. Caixa atual: 333,75   




Carteira atual (Inicial/Atual)

Ações: R$ 101.938,11 / R$ 109.307,48 -   +7,22 %

FIIs: R$ 9.249,00 / R$ 11.188,80 -   +20,97%

Empréstimo: R$ 38.300,00

Cheque: R$ 38.000,00

Trader Group: R$ 15.000,00

Robôs: R$ 4.000,00 / R$ 5.992,86


TOTAL: R$ 193.300 / 217,789,14


Então, estamos fechando o mês com um excelente aumento nos aportes e uma boa valorização das ações. Já esteve melhor, mas é o que ta tendo na data de hoje.

Grande abraço a todos.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Declaração Anual de Imposto de Renda e DARF

Como fazer a declaração anual de Imposto de Renda e DARF



Olá a todos. Como estão? Espero que bem.

Neste post, vou tentar tirar algumas dúvidas sobre como fazer a declaração aual do Imposto de Renda. Quero deixar claro que não sou contador, muito menos especialista em declarações do IR, mas vou tentar passar um pouco do pouco conhecimento que tenho. Se alguém tiver alguma sugestão ou correção, será bem vinda nos comentários.

Bom, pra quem não sabe, a declaração anual de Imposto de Renda é obrigatória à todas as pessoas (ou contribuintes) que durante o ano de 2018:

- Recebeu rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559,70. (Aluguéis, alguns benefícios, pensões e  salário).

-  Possuía em 31/12 veículos, imóveis ou outros bens acima de R$ 300.000,00

- Obteve ganho de capital na venda de imóveis, veículos e outros bens sujeitos a IR

- Na atividade rural, teve renda bruta maior que R$ 142.798,50

- Operou na bolsa de valores, mercados futuros,  ou obteve ganho de capital desses investimentos.

(...)

E é nesse ultimo tópico  que vamos focar o post. Antes disso, tenho que explicar como é feito o pagamento da DARF no decorrer do ano.


Documento de Arrecadação de Receitas Federais - DARF


Primeiramente, antes de operar na bolsa, a pessoa deve ter em mente que deve ser extremamente organizada. Se não for, deve pagar por isso (calculadoras de IR, pagar contadores, etc.). Eu como não quero gastar dinheiro a mais, prefiro eu mesmo fazer a minha declaração.

Ressalto também que o pagamento de Imposto de Renda de lucros obtidos deve ser feito mensalmente. Sempre até o final do mês subsequente ao que se obteve o lucro. Para:


-AÇÕES

Swing Trade
-Posições encerradas (seja comprada ou vendida) acima de R$ 20.000,00 no mês, deve-se pagar a DARF no valor de 15% em cima dos lucros obtidos. Observe que o valor mínimo de pagamento da DARF é de R$ 10,00. Se o imposto em cima do seu lucro não chegou a R$ 10,00 o valor é acumulado até o próximo lucro, que somados deve superar R$ 10,00, e assim sucessivamente.

Day Trade

Já no caso de operações de Day Trade o calculo será feito em cima do lucro, independente do valor da posição encerrada. Também nesse caso, o valor da alíquota sobre para 20% sobre os lucros. Aqui também se respeita o valor mínimo da DARF de R$ 10,00.


Bonificação: Este valor deve ser incluído em seu estoque no valor de custo informado pela empresa. Conforme explicado neste post.

Dividendos: Este representa o lucro líquido distribuído da empresa. Não há cobrança de IR.

Juros Sobre Capital Próprio: No caso dos JSCP o imposto de renda é retido na fonte pela própria empresa, ou seja, o acionista não precisa se preocupar em pagar IR.

Desdobramentos e Agrupamento:  Como o valor financeiro não é alterado, não existe incidência do IR.


-FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os FIIs funcionam muito semelhante com as ações. As regras são praticamente as mesmas exceto que:

- A valorização/amortização da cota é um rendimento tributável, então incidirá Imposto de Renda, caso a posição seja encerrada. O valor da alíquota é de 20% independente do valor da operação ou se foi day trade ou swing trade. No caso da amortização, está deve ser considerada não como rendimento, mas sim como composição do valor financeiro, ou seja, deve ser somada ao valor do resgata para fins de cálculos.

- Os alugueis mensais são rendimentos não tributáveis, portanto não incide IR sobre os valores.


-OPÇÕES

Segue as regras das ações.
Caso haja a o exercício da opção ocorre duas situações:

- Tomador (titular da opção de compra): O IR incide sobre a diferença positiva entre o valor recebido com a venda do ativo menos o preço pago pelo ativo (preço do exercício)  mais o valor do prêmio (valor da opção em si).  

- Lançador (quem emite opção de compra): O IR incide sobre a diferença positiva entre o valor de aquisição do ativo (originalmente) e o valor recebido da opção (prêmio) mais o preço exercido da opção. Neste caso, vale a isenção de venda de R$ 20.000,00 por mês, visto que a operação passa a ser de mercado a vista.



COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZOS 

Uma forma de amenizar a "mordida do leão" é a compensação dos prejuízos. Caso você tenha acumulado prejuízos anteriores, estes valores devem ser anotados e poderão ser descontados dos lucros obtidos com as operações futuras. A compensação pode ser usada em qualquer ativo, seja ações, fundos imobiliários, ETFs, futuros, etc.

O calculo para se saber o prejuízo deve contabilizar a diferença de preço da compra/venda que ensejou efetivamente o prejuízo em si, valores de impostos pagos (dedo duro¹), encargos, emolumentos, valores de corretagem entre outros. 

Conforme a Instrução Normativa da RFB nº 1585 não há limite de tempo para compensação de prejuízos. Ou seja, é possível utilizar a compensação de prejuízos de anos anteriores, claro, sempre seguindo uma ordem cronológica. E não custa dizer que um valor de prejuízo descontado, só pode ser descontado apenas uma vez. =P

IMPORTANTE: Deve-se separar os valores dos prejuízos de Day Trade e Swing Trade. Um não deve abater o outro.
  
IMPORTANTE (2): Só é possível a compensação de prejuízos se você, na declaração anual de imposto de renda, declarar o prejuízo obtido à época. Se não, a Receita irá te cobrar o valor devido e multa.

Dica: Quer pagar menos IR? Veja uma ação que pagará dividendos, compre-a no ultimo dia da data-com. Venda-a no primeiro dia da data-ex. O valor de dividendos será reduzido do valor da ação, logo você não terá prejuízo na movimentação, só que também não ganhará nada (não terá prejuízo financeiro). Entretanto, para a Receita Federal, isso vai ser contabilizado como prejuízo (já que você comprou por um preço, e vendeu por outro - Prejuízo Contábil), então, isso poderá ser abatido de lucros futuros. 


PREENCHIMENTO DA GUIA DE ARRECADAÇÃO (DARF)

O preenchimento é feito baixando o programa SiCalc diretamente no site da Receita Federal. É nele que você deve preencher uma DARF que por acaso esteja em atraso. Ele calcula os juros e multa automaticamente (Multa: 0,33% ao dia de atraso limitado a 20% do valor total. Juros: Selic até o mês anterior de pagamento e no mês de pagamento 1% ).

A ficha deve conter: 
Nome / Telefone / Período de Apuração / CPF / Código da Receita / Data de Vencimento / Valor Principal / Multa e Juros / Valor total.

O período de apuração é o mês que se obteve o lucro nas operações.

Cada tipo de operação tem um código diferente para preenchimento. No caso de renda variável o código é 6015 (IRPF - Ganhos líquidos em Operação em Bolsa).



Declaração Anual de Imposto de Renda



Enfim, depois de toda essa explicação do que deve ser feito mensalmente, passamos para o assunto principal do tópico que é a Declaração Anual de Imposto de Renda.

Após um ano  de lucros ou prejuízos, é hora de declarar para a Receita Federal toda a sua movimentação e evolução financeira daquele ano. Pode parecer um tanto quanto trabalhoso, mas isso pode fazer você economizar um bocado com contadores e terceirizados, caso seja feita de forma correta.

Primeiramente, é necessário que você declare todas as ações, fundos imobiliários, opções que tinha em carteira no dia 31/12/2018. 

Bens e Direitos

É nesta sessão que você fará o lançamento das ações que possuía até o dia 31/12. 
- O código das ações é o 31 / Fundos Imobiliários 73.
- O CNPJ deve ser preenchido com o CNPJ da empresa/fundo da qual você possui a ação/cota.
- Discriminação você deve ser o mais detalhista possível. Aconselho a colocar o código da ação ou FII, nome da empresa/fundo, quantidade de ações/cotas e preço médio.
- Situação: Deve colocar o valor total de ações/cotas que tem da empresa/fundo nas respectivas datas. 

Renda variável

No menu lateral esquerdo em Renda Variável, você deve escolher a opção Operações Comuns (swing trade) / Day Trade para declarar todas as operações feitas durante o ano, mês a mês, separando por day trade e swing trade, ações, opções e mercados futuros.

Abaixo de Operações Comuns / Day trade tem a opção  Fundos de Investimentos e Imobiliários.
Lá, da mesma forma que as ações, deve ser preenchido mês a mês.

São nestes campos que devem ser lançados os prejuízos aferidos anteriormente.

Perceba que neste menu não deve ser lançado operações que não ultrapassaram os R$ 20.000,00 mensais, exceto no caso de querer compensar as perdas apuradas com ganhos auferidos em operação
realizada em bolsa sujeitas à incidência do imposto.



Imposto pago

É nesta opção onde você deve colocar os valores das DARFs pagas durante os meses do ano anterior.



Rendimentos Isentos e Não Tributáveis

É neste menu que se deve lançar os dividendos recebidos, através do código 9 - Lucros e dividendos recebidos. Vai conter o CNPJ da empresa da qual recebeu estes dividendos, nome da fonte pagadora e valor recebido.

As bonificações também são lançadas neste menu, através do código 18 - Incorporação de reserva de capital / Bonificação de ações.
Deve conter o CNPJ da empresa da qual recebeu a bonificação, nome da fonte pagadora e o valor total recebido.

É neste menu também que se deve declarar o lucros em ações através do código 20 - Ganhos líquidos em operações do mercado a vista de ações. Este lucros são referentes às operações realizadas com lucros mas que foram abaixo de R$ 20.000,00 de negociação.

No código 22 - Recuperação de Prejuízos em renda variável corresponde ao prejuízo acumulado de anos-calendário anteriores e utilizado para a redução do Ganho de Capital nesse ano-calendário. O programa transporta o prejuízo compensado apurado no Demonstrativo de Renda Variável.


Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva 

Juros Sobre Capital Próprio são pagos pelas empresas ao acionista que já foram tributados na fonte. Ou seja, o acionista não deve pagar nada. Entretanto, é neste menu que deve ser declarado os valores recebidos, através do código 10 - Juros Sobre Capital Próprio. Deve conter CNPJ e nome da fonte pagadora e valor total recebido.

Vale lembrar que pessoas isentas de declarar imposto de renda (devido a recebimentos menores de R$ 28.599,00) são obrigados a declarar o Imposto de Renda. Aqueles que são dependentes também de outra pessoa perante a Receita, também é obrigado a declarar Imposto de Renda através do seu mantenedor.


Então é isso. Obrigado a todos pela atenção. Acho que consegui ser bem sucinto e claro mas qualquer dúvida estou disposto a responder nos comentários (se eu souber haha).

Dicas, reclamações, sugestões ou papinho besta mesmo, nos comentários, por favor.

Abraço a todos.


Obs.: Todos os dados acima são baseados nas regras de declaração de 2017/2018 e estão sujeitas a alterações por parte da Receita Federal do Brasil. 

¹ Dedo duro: Valor (1% para Day Trade e 0,005% Swing Trade) que a corretora cobra na operação sinalizando à Receita Federal que você fez uma operação e deve pagar o restante do imposto devido.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Série: "Minha Trajetória" - Capítulo IV

Policia Federal - Áreas de Atuação e meu primeiro dia


Fala galerinha, como estamos? Espero que todos bem.

Estamos agora na quarta postagem sobre a minha trajetória onde vou contando um pouco sobre como foi a minha historias, atuação da PF no território nacional e além e também o meu dia a dia.

Neste post vou começar dizendo sobre minha área de atuação hoje em dia, como foi meu primeiro dia de trabalho e as áreas de atuação da PF.

Lembro que tomei posse no dia 08/01/2015, numa sexta-feira. 
Tinha saído dois dias antes da minha cidade onde morava até a cidade destino para a posse. Isso daria em torno de 2.500km. Atualmente todas as posses são dadas nas Superintendências (SRs) dos Estados, e não na sua cidade de lotação. Como não sou lotado na SR e sim em delegacia descentralizada, então tive que ir para Capital tomar a posse.

Tirando a ansiedade que era total, minha esposa ficou esperando no carro (cheio de bagagens, eletrodomésticos e etc) enquanto eu entrei na delegacia. Foi informado que tinha que ir antes fazer exame médico. Passado o endereço, fui para lá. O exame era simples, coisas básicas, um exame admissional normal. 
Logo de cara, conheci dois colegas que trabalhariam na delegacia comigo. Inclusive um deles hoje, está na CAOP (muito merecedor). Conversamos um pouco e fomos para a SR para enfim tomar a bendita posse.

Depois de uma espera de aproximadamente 40 minutos, o Delegado Superintendente nos recebeu, proferiu algumas palavras sobre responsabilidade, e de como éramos preparados e capazes por estarmos lá, assinamos alguns documentos e pronto. Enfim, empossado como AGENTE DE POLICIA FEDERAL. Um grande alívio e o pensamento veio "daqui ninguém me tira mais."

Fomos levados para outra sala, onde nos deram as armas. Glock gen4, modelo G19. Lindíssima, novinha, nunca usada. Também nos foi dado o CRAF da arma e mais uma caixa de munição operacional, com 50 munições.

Meu amigo, quando você coloca a arma na cintura, que delicia. Que sensação boa, de poder, de alívio, de alegria, e de intensa responsabilidade.

Nos foi entregue também um papel dizendo sobre a posse. Este papel substitui a funcional oficial que chegaria depois de uns 30 dias (longos dias).

Recém empossado, peguei meu carro e fui para hotel, pois no outro dia iria viajar para a cidade onde iria morar (e moro até este momento) e trabalhar.

Cheguei no sábado. Delegacia fechada. Me apresentei ao plantonista, que prontamente me mostrou toda a delegacia, disse como era o clima organizacional do local e deu algumas dicas da cidade.

Ahhh, algo importante a se dizer, é que no Departamento, uma coisa que faz a diferença é a matrícula. Quem tem a matricula de numero menor, quer dizer que entrou antes do que tem a matricula de numero maior. Ou seja, o numero da matricula, inúmeras vezes é utilizado para escolha de missões, desempates, escolha de cargos e etc... por isso é muito importante chegar o mais rápido possivel na sua lotação e ser um dos primeiros a tomar posse.

 Continuando... na segunda feira, conforme o pessoal ia chegando na delegacia, iam se reunindo em uma sala e conversando, onde vinha um delegado e chamava um por um. Este delegado falava as vagas dos setores que estavam disponíveis. Obvio que a grande maioria queria pegar as áreas operacionais. Ninguém iria querer pegar a parte administrativa (Passaporte, Armas, Segurança Privada, Químicos), mas alguém teria.

Eu ja cheguei pensando que iria para o Núcleo de Operações (N.O.) e tal, ja iamos trabalhar, abordar, prender pessoas... ledo engano.

Na conversa com delegado, como eu ja tinha sido Escrevente Técnico Judiciário, ele me mandou para setor administrativo. Disse que gostaria de ir para o N.O. e ele me disse que não tinha vaga e que se abrisse, ele mudaria. Pronto. Ali estava a minha primeira (de muitas) decepção na PF.

Fui todo cabisbaixo para o setor que permaneci por meia hora. Logo já chegou outra pessoa que também tinha tomado posse recentemente e eu fui para o bendito N.O.

A maioria dos colegas que estavam saindo, estavam lotados lá, e o clima era de festa. Deles, por estarem saindo, e nossa, por estarmos chegando. Muitas dicas dadas, muitas informações úteis, muitas brincadeiras e um colega resolveu fazer uma barreira. Ir para a rodovia, só para os novinhos se vestirem ostensivos e sentirem como realmente é ser policia (convenhamos né, ficar a paisano logo no inicio de carreira é foda) . Lá aprendemos que nem tudo é igual na Academia. Que muitas coisas são facilitadas, e que sim, somos preparados para o pior, mas nem sempre é assim. A maioria das vezes temos que ter o estado de atenção em amarelo, não em vermelho.

Voltei pra casa todo cheio de novidades, contando para minha esposa (toda orgulhosa) de como tinha sido, de como abordávamos os carros, e tudo mais. Nossa... lembro até hoje. Como aquela empolgação de primeiro dia faz falta. Não em mim, mas em muitos colegas que vão desanimando ao longo do tempo. Mas isso é papo pra outro post. hahaha


Então, como meu primeiro setor efetivamente trabalhado foi o Núcleo de Operações, vou começar falando sobre ele.
Muitas delegacias tem divisões internas diferentes das que tem aqui, então algumas podem não te rum setor só de operações, outro só de analise, mas é basicamente assim a divisão feita pelo Brasil.

O N.O. é responsável por fazer todas as intimações emanadas dos delegados, localizando os "alvos" e intimando-os, seja por telefone, WhatsApp, pessoalmente ou outra forma aceitável.
Os policiais do N.O. também são responsáveis pelo cumprimento dos mandados de prisão que chegam à delegacia.
Por fim, são eles que dão suporte a qualquer atuação fora da delegacia. Ou seja, eles são o braço forte da delegacia. O setor Operacional.

Aqui na delegacia é ótimo o clima organizacional. Temos a obrigatoriedade de cumprir as 7 horas diárias (a oitava hora é dispensada para se fazer atividade física). Mas em qual momento vai se fazer este horário é muito flexível. Então é um ótimo setor a se começar. O N.O. também é responsável pelo plantão. Que aqui na delegacia é feito de 24x72. Ou seja, o cara trabalha 24 horas, e fica em casa por 72 (uma área um tanto quanto disputada as vezes).
Em lotação que se tem muitos novinhos (matriculas mais novas) o plantão não é tão disputado. Todos querem trabalhar, prender, atirar, perseguir haha ,pois foi pra isso que estudaram tanto, não é mesmo? Mas em outras lotações (onde tem pessoal mais antigo) o plantão é bem disputado, pois pessoal quer sombra e agua fresca. Ao meu ver, o plantão poderia ser substituído por um simples vigilante. Não precisaria disponibilizar um policial super preparado para ficar 24 sem fazer praticamente nada, e depois mais 72h sem fazer menos ainda. Alias, um policial não. Quatro, já que a escala de plantão é de 4 em 4 policiais. Mas isso é discussão pra outro post também. Mas já digo, As delegacias do estado de São Paulo, nenhuma tem plantonista. Então, pode ser sinal de que isto está mudando. Vamos ver.


Enfim, é isto. Sei que a Policia Federal tem seus defeitos, mas temos muito mais qualidades, com toda certeza. E defeito toda instituição tem, então faz parte.

Espero que tenham gostado. Não foi um primeiro dia tão emocionante, mas, vai ficar pra sempre guardado na minha memória.

Vou tentar falar um post sobre os melhores momentos e alguns relatos de dias que passei aqui. Aguardem


Qualquer dúvida ou sugestão, estou aqui no aguardo.

Grande abraço.