quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Remoção na Polícia Federal

Muito bem galerinha... como vocês estão?

Espero que bem.

Pois então, comentei no post passado sobre a remoção que haverá no DPF. Para quem não sabe, a remoção é a oportunidade do policial mudar de lotação.

Na PF, temos ao menos uma unidade em cada Estado da Federação. No total são 122 cidades que possuem ao menos uma delegacia da Policia Federal.

Temos também alguns postos avançados e bases ao longo de todo o Brasil, como a Base Anzol que fica no Amazonas, base em Pimenta Bueno/RO, Base Bradesco e Base Diamante que ficam em Rondônia, na reserva Roosvelt, uma base em Fernando de Noronha, entre outras...

As lotações são:

NORTE

Acre: Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia e Rio Branco (Posto avançado em Plácido de Castro)

Amazonas: Manaus, Tabatinga (Posto Avançado no Rio Solimões)

Amapá: Macapá e Oiapoque

Pará: Altamira, Belém, Marabá, Redenção e Santarém.

Rondônia: Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena

Roraima: Boa Vista e Pacaraima

Tocantins: Araguaína e Palmas.

NORDESTE

Bahia: Barreiras, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Salvador

Ceará: Fortaleza e Juazeiro do Norte

Maranhão: Caxias, Imperatriz e São Luiz.

Paraíba: Campina Grande, João Pessoa e Patos

Pernambuco: Caruaru, Recife e Salgueiro

Piauí: Parnaíba e Teresina

Sergipe: Aracaju


CENTRO-OESTE

Distrito Federal: Brasília

Goiás: Anápolis, Jataí e Goiânia

Mato Grosso: Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.

Mato Grosso do Sul: Corumbá, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Tres Lagoas


SUDESTE

Espírito Santo: Cachoeiro do Itapemirim, São Mateus e Vila Velha

Minas Gerais: Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juíz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Campo dos Goytacazes, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro e Volta Redonda.

São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Cruzeiro, Jales, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião e Sorocaba.

SUL

Paraná: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

Rio Grande do Sul: Bagé, Caxias do Sul, Chuí, Jaguarão, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ãngelo, São Borja e Uruguaiana.

Santa Catarina: Chapecó, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages


Cada cidade possui uma pontuação específica. Que varia entre 1/ 2/ 2,5/ 3/ 4/ 4,5.

O servidor pontua por dia, o valor respectivo de sua cidade de lotação.
Quanto pior a cidade, mais pontos ela possui. Por exemplo: Oiapoque, Tabatinga e Pacaraima possuem pontuação 4,5. Enquanto Todas as capitais do Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste (exceto Cuiabá) possuem pontuação 1.

Quando se está no final da ANP a hora da escolha de vagas é a mais dicifil pois é a cidade ao qual você começará a carreira e morará lá por um bom tempo (mínimo de 3
 anos). Alguns pensam na qualidade de vida, outros pensam na proximidade de casa e outros pensam na pontuação, tentando conciliar tudo isso. Eu preferi optar por pontuar logo no começo e depois procurar uma cidade melhor, então escolhi uma cidade de pontuação 4.

Quando já se é servidor existe alguns meios de você trocar de lotação. São elas:

-De Ofício: Aqui é quando a administração determina pra onde o servidor deve ir. O DPF tem total direito de colocar o servidor em qualquer lotação do Brasil, desde que justificado isto.
Este tipo de remoção acontece muito. Esta remoção é para suprir a necessidade da administração em servidores. Ela pode acontecer quando um policial é aprovado no curso de formação dos grupos especiais da CAOP e COT. Há também a possibilidade (maior parte dos casos) das peixadas. Que são quando o servidor tem aquele "QI" (Quem Indica) alto e consegue uma remoção para um lugar melhor do qual estava.

-A pedido: Este tipo de remoção tem várias formas de acontecer. Pode ser por Recrutamento, que é quando a Administração faz uma espécie de mini concurso para escolher servidores voluntários para a lotação necessitada; Pode acontecer a pedido do servidor, justificado e fundamentado o motivo, o DPF pode aceitar e te remover; Quando é feito o pedido administrativo e o DPF nega, ai o servidor entra na justiça e devidamente justificado e fundamentado, é removido judicialmente e por fim, quando há o concurso de remoção.

O Concurso de remoção é o jeito mais certeiro de se movimentar por entre as unidades.

O concurso de remoção funciona da seguinte maneira:

É aberto prazo para inscrições. O departamento abre vagas em locais onde precisa-se de servidores. Os voluntários se inscrevem e fazem uma lista, colocando na ordem de preferência, as cidades às quais se quer trabalhar. Importante ressaltar que, mesmo que a cidade à qual o servidor quer ir não tiver vaga, é importante ele colocar, pois sempre há a possibilidade de alguma pessoa daquela cidade sair de lá, indo pra outra localidade que tenha vaga e deixando a sua em aberto. 

Após isso, o Departamento faz uma lista dos candidatos da maior pontuação para a menor. Obvio que tem um algoritimo que faz isso, pois não é tão simples assim. No final, sempre a vaga será ocupada por quem tem mais ponto.

Ou seja, se Floripa tiver uma vaga e tiver 4 candidatos querendo ir pra lá, somente vai o candidato com mais ponto. Entretanto, se um servidor sair de Floripa indo pra Fortaleza, abre-se uma nova vaga lá, e ai o segundo colocado poderá ir pra Floripa.

Enfim, no final das contas, só remove quem consegue a vaga de sua lista. Caso contrário, o servidor ficará na sua lotação atual, curtindo e esperando outro concurso de remoção! hehe


Espero que eu tenha ajudado quem tinha essa curiosidade e se tiver alguma dúvida estou a disposição para responde-las.

Fiquem com Deus.

4 comentários:

  1. Sou ser vidro estadual já tive 4 remoções por permuta. A vantagem dentro do Estado é que em média no meu cargo demoramos nada mais que 3 ou 4 anos para ficarmos próximos de onde queremos.
    Legal seu relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lawer...

      Pois é. Servidor Estadual tem certas vantagens mesmo, inclusive alguns estados (se não todos) ainda tem o quinquênio, licença prêmio etc...

      Infelizmente, para nós da PF, sempre temos que esperar um novo concurso. Geralmente estava demorando 3 anos. Esse demorou 4. O problema é que o ultimo concurso foi com 600 vagas, este tem 180. Então, muita gente não vai conseguir remover... infelizmente.

      Mais pedágio na fronteira. hehe mas faz parte. Segue o jogo.

      Excluir
  2. Boa tarde. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Sabe me dizer se é possível conseguir a lista das pontuações de cada lotação?

    Ou ao menos as que possuem pontuação 4,0 e 4,5.

    Muito obrigado, novamente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como esta Futuro Agente... tudo bem?

      Então, é possivel sim, tem alguns arquivos na Internet com a relação das cidades. Procure por Manual das Lotações do Robson Concurseiro.
      " https://pt.scribd.com/document/116998165/Manual-das-Lotacoes "

      As cidades que possuem pontuação 4,5 são:
      Tabatinga-AM / Pacaraima-RR / Oiapoque-AP

      Pontuações 4:
      Epitacionlandia e Cruzeiro do Sul - ACRE
      Altamira e Redenção - PARÁ
      Ji-Paraná, Guajará Mirim e Vilhena - RONDONIA
      Cáceres - MATO GROSSO
      Ponta Porã e Naviraí - MATO GROSSO DO SUL
      Guaíra - PARANÁ
      Uruguaiana - RIO GRANDE DO SUL

      Qualquer dúvida, estou a disposição

      Excluir