domingo, 26 de agosto de 2018

Concurso Público - Sonho ou Pesadelo?





Pois bem. Hoje vou fugir um pouco do tema da FINANSFERA e do propósito do blog, mas que também faz parte da vida financeira de muitos.

Ando um tanto quanto sumido daqui do blog devido a várias viagens de cunho profissional que tenho feito.
Não sei se todos sabem, devido à não ser tão perceptível assim pelo nome do blog (já que nem todas as pessoas conhecem o alfabeto fonético), eu sou Policial Federal concursado.
Moro na região Norte do país, algo que jamais poderia imaginar que iria acontecer, se não fosse concursos públicos.
Quando me formei tinha já uma perspectiva de emprego na minha área, entretanto sempre tive aquele sonho de criança em ser Policial, mas esquecido devido a vida adulta atribulada.
Em uma conversa com meu pai em 2012 ele disse que iria abrir o concurso do INSS e que seria uma boa eu fazer para testar os conhecimentos. Assim o fiz. Com aproximadamente 2h de estudos por dia, eu levianamente achei que realmente iria passar, devido a prova ser de nível médio. Aqui eu faço um adendo para quem presta concurso público. NUNCA SE ILUDA COM O NÍVEL DE ESCOLARIDADE EXIGIDO. Sempre estude como se fosse a prova mais difícil que irá fazer na vida.
Continuando... após tomar uma bela de uma bomba na prova, já que eu não tinha disciplina alguma de estudo, muito menos técnica correta, fiquei sabendo também que teria o concurso para Agente da Policia Federal. Logo me animei e prometi a mim mesmo que iria me dedicar mais. E assim o fiz. Estudei mais de 4h por dia, durante 90 dias, fiz exercícios, procurei cursinhos na Internet, vi inúmeras video aulas...e o resultado? Reprovação novamente. Entretanto, agora foi diferente. Nesse, eu consegui perceber em que estava errando. Claramente eu tinha abrangido boa parte do edital nos estudos antes da prova, porém, devido ao tempo relativamente curto (entre edital e prova) seria humanamente impossivel eu fechar todas as matérias. Foi ai que percebi que concurso público é acumulo de bagagem. Ou seja, para você ser bem sucedido, não se deve ter pressa. Deve-se acumular conhecimento.
Ok ok. Falando assim parece óbvio. Claro que para passar em concurso você deve acumular conhecimento. Todos sabem disso. Acontece que muitos o querem fazer de um dia para outro. De um mês para outro. De um ano para outro. Cada um tem seu tempo. Cada um tem seu rítimo. Não tente apressar as coisas, isso só irá atrapalhar, vai te deixar frustrado e com grandes chances de desistência.
Quando estudava, ouvia um jargão que Concurso Público a exceção é passar. A regra é reprovar. Em uma prova concorrida, de todos os inscritos, preparados realmente para passar é uma pequena quantidade. Eu arriscaria uns 5% no máximo. O resto dos inscritos são os curiosos, os que acham que, assim como eu no primeiro concurso, irá passar com um mes de estudos. Ou com duas horas diárias. Ledo engano. Não vão.
"Ahhh mas meu vizinho passou no concurso com dois meses de estudos". Excelente. Seu vizinho ou é mentiroso, ou é um gênio ou com certeza comprou a prova. hehehe
Falo isso com toda certeza, pois por mais que uma pessoa tenha uma otima base escolar, sendo ela normal intelectualmente, é impossivel passar num concurso concorrido em tão pouco tempo.

Aqui então chegamos na primeira qualidade que um concurseiro deve ter: OBJETIVIDADE
A pessoa que deseja passar um concurso público deve ser objetiva. Deve ter foco em saber o que quer da vida, qual concurso quer da vida. De nada adianta o cara estudar 12h por dia sendo que quando abre qualquer edital ele já vai querer fazer a prova. Se você quer área policial, foque em concursos policiais: Policia Federal, Policia Rodoviaria Federal, Policia Civil, Policia Militar, DEPEN Federal, DEPEN Etadual... Quer tribunais? Foque nos TRTs da vida, TRE, TJs, TRFs e etc. Quer na área fiscal? Tem Analista e Técnico da Receita Federal, Tem os fiscais estaduais, municipais... enfim. Existe inúmeros cargos para a sua área de atuação. Mas antes de sair estudando, foque em um tema que você queira. De nada vai adiantar se matar de estudar para área Policial, se logo depois de dois meses de estudos, vai focar na área fiscal. E depois de 4 meses, área de tribunais, ou magistratura. No final do ano, terá estudado mais de 50 matérias e não dominará nenhuma. Então, foque em uma área de atuação e domine todas as matérias daquela área.


DETERMINAÇÃO

Escolhi a palavra determinação por ser algo que sempre remete à pessoas bem sucedidas. Se você tiver determinação, colocar na cabeça que realmente o que você quer da vida é passar em um concurso público, nada vai te desviar do caminho correto ao sucesso. A determinação te leva ao próximo passo:


DISCIPLINA

Eu particularmente nunca fui muito disciplinado na minha vida. Mas estudando pra concursos públicos, comecei a ter o hábito de estudar, focar em um objetivo e assim consegui ter disciplina. Hoje, isso me ajuda muito, não só pela consequência de ter passado em um concurso público, mas também em ter a disciplina de com meu objetivo em mente, traçar todas as rotas possíveis para alcança-lo. O que no caso, atualmente é ter a Independência Financeira. Com a disciplina de todo dia estudar o que foi planejado, por mais que aquela matéria seja a mais chata e que você odeia, com certeza estará no caminho certo da aprovação.


CONSTÂNCIA

Essa qualidade acredito que seja uma das mais importantes na vida de um concurseiro. A Constância. O concurso público não é uma corrida rápida de 100m. É uma maratona. Você deve acumular conhecimento e para isso se estudar uma vez por mês vai demorar 100 anos para passar. Então, tenha constância. Estude sempre que possivel e regularmente. Faça um plano de estudos e não fuja dele.

Tenha em mente o seu OBJETIVO, com isso você traça um plano de estudos de horas diárias de estudo para se ter uma CONSTÂNCIA, siga a risca com DISCIPLINA esse plano com todas as matérias estudadas e horários marcados e com essa DETERMINAÇÃO de passar, sem desistir, com certeza o sucesso é garantido.


Todo sucesso leva tempo. O sucesso em concurso público, o sucesso na vida financeira, o sucesso na vida amorosa (sim, eu acredito que todo amor sólido é construído aos poucos). Então não apresse as coisas. Assim como a vida financeira, na vida de concursos deve-se abnegar certas coisas em prol de outras futuras. Não desista, persista que você conquista.

Ps.: Quanto a mim, após a primeira bomba na prova do INSS em 2012, reprovei mais em AGENTE DA PF/2012, DETRAN/2013, ESCRIVÃO PF/2013, PRF/2013, DEPEN FEDERAL/2013. Em 2014 veio os frutos dos intensos estudos: aprovado no TJ/SP em 2014, PERITO CRIMINAL PC/SP em 2014 e AGENTE DA PF em 2014. E hoje com toda certeza posso dizer que sou muito feliz com o cargo que ocupo e que cada minuto de vida social perdida para os estudos valeu muito a pena. Então, não transforme seu sonho em pesadelo. Foque nele e siga sempre em sua direção. Custe o que custar.


Espero que eu tenha conseguido motivar alguns de vocês, não só na vida de estudos, como também na vida pessoal e financeira. Acredite em você, acredite nos seus sonhos. Acredite que é possivel.






10 comentários:

  1. Muito legal ter contado sua experiência com concursos públicos!

    Excelente dicas para passar em concursos!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Vida de concurseiro não é facil não. Mas Com certeza, vale a pena se for pra realizar seu sonho.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Bom bom colega.
    SOu PRF da turma de 2013. E sempre fui de economizar dinheiro. Em 2016 percebi que havia acumulado um bom dinheiro. Foi ai que comecei a estudar mais sobre investimentos. Tenho um objetivo parecido com o seu. Quero chegar ao um milhão aos 35 anos. Como somos da área policial, me identifiquei. Vlw guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Anon. Seja bem vindo ao blog. É muito bom encontrar um irmão de farda por aqui. Acredito que no nosso ramo é dificil as pessoas pensarem no futuro financeiro, ja que a grande maioria dos concursados seguem na corrida dos ratos.

      Tenhamos foco para que consigamos alcançar nossos objetivos. Precisando, estou em QAP.

      Excluir
  3. Olá PFI,

    O PAPA MIkE aqui também está na batalha...

    Vamos Prosperar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com sua presença irmão. Seja bem vindo.
      Otimo saber que varios irmãos de farda estão presente aqui. Fico muito agradecido e lisonjeado.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Tambem estudo para concurso. Sou servidor, mas Estadual e tenho tentado voos maiores. Hoje mesmo fiz uma prova, porém somente alcancei 82% dos acertos e provavel que n dê. Já são muitos que fico no CR. Estou desanimando com estes concursos com poucas vagas. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Gari Advogado.

      Pois então, realmente hoje em dia Concurso Público acaba virando máquina de fazer dinheiro com inscrições. Poucas vagas as vezes desanima, mas não podemos deixar isto abalar. Temos que seguir com foco e determinação. Ja sendo servidor público estadual te da uma certa margem de segurança para continuar estudando sem muita pressão. Diferente de quem ainda não tem nada garantido.
      Fico triste com listas de Cadastro Reserva longas, mas infelizmente hoje em dia é o que mais tem. Paciência né.

      Parabéns pelos 82%. É uma ótima média viu. Espero que você tenha sucesso.

      Grande abraço irmão.

      Excluir
  5. Fala Agente PapaFox, também estudo pra concursos, apesar de ser novo ainda(22 anos) mas meu objetivo lá na frente é entrar na PF. Depois faz um post mais detalhado das suas experiências e dicas pro concurso, fala um pouco da rotina sua como PF. Abraços e não desanima com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marco Antonio, tudo bom?
      Seja bem vindo meu caro. Espero que aproveite o blog da melhor forma possivel. Meu proximo post vou tentar falar mais sobre como é a organização interna da PF e sobre meu dia a dia.
      Sobre as dicas de concurso estou planejando um post mais completo detalhando como foi que eu fiz.
      Obrigado por comentar.
      Grande abraço.

      Excluir