quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Atualização Mensal: Julho 2018: R$ 112.300,00 + R$ 5.700,00



Sejam todos bem vindos.

Conforme dito no meu post anterior (e primeiro), aqui começarei a esmiuçar minhas finanças a fim de demonstrar toda a evolução do meu patrimônio.
Posteriormente falarei mais sobre minha profissão. Agora, aproveitando o começo do mês de Agosto,  gostaria de demonstrar como foi o início dos meus investimentos.

Comecei a pensar na Independência Financeira aproximadamente em Setembro de 2017. À época, já havia me mudado de cidade fazia uns 2 anos e ouvi colegas comentando valores que já teriam economizado até então. Foi quando caí na real que eu não estava economizando, muito menos planejando nada financeiramente. Estava com toda certeza na corrida dos ratos (pelo menos naqueles dois anos anteriores). Enfim comecei a fazer o planejamento.

 Inicialmente o plano (que sigo atualmente até hoje) é juntar R$ 2.000.000,00 em 20 anos. É um longo caminho. Para isso, fiz um planejamento bastante conservador. Coloquei aportes de R$ 3.000,00 mensais e contar com juros médios mensais de 0,6%. Acredito que os valores estão dentro da minha realidade e seja possivel conseguir. O desafio é diminuir esse tempo. Não que chegar aos 50 anos com DOIS FUCKING MILHÕES na conta seria ruim. Mas, seria bem melhor chegar aos 40 com os dois milhões. Enfim, o desafio foi lançado.

Quando comecei o planejamento, eu tinha um carro (Ford Ka canela seca) e minha esposa um VW Fox com problema no motor (entramos na justiça contra a VW e relatarei mais a frente o problema em um post separado). Para nossa sorte, três após eu fazer o planejamento financeiro, o processo da minha esposa  foi finalizado e recebemos da ação judicial R$ 10.000,00. Também conseguimos vender ambos os veículos totalizando R$ 33.000,00.

Minha esposa tinha também, a titulo de herança, aproximadamente R$ 10.000,00 em poupança.

Ou seja, contando com todos esses valores, aportes médios de 6 mil mensais, férias e 13 (meu e da minha esposa) hoje temos R$ 118.000,00. Também obtive um rendimento médio de quase 2% nas aplicações que infelizmente não tenho toda a contabilidade aqui.

Carteira Atual




Não contabilizado nesta tabela, tenho um dinheiro emprestado no valor de R$ 38.000,00. Que espero poder receber um dia. hehehe

Este mês receberei os proventos de:

RENT3 - Localiza SA - R$ 5,52 (Ação já fora da carteira)
WEGE3 - WEG SA - R$ 31,38
HGLG11 - CSHG Logística - R$ 23,25

Totalizando R$ 60,15 em proventos.

Rentabilidade mensal da carteira: 0,66%

Neste mês de Julho foi feito aportes no valor de R$ 5.700,00. Abaixo do esperado, infelizmente.

Próximas Compras

Este mês (Agosto) fiz um aporte de R$ 5.000,00 (referente ao meu salário) ao qual já comprei 10 cotas do fundo HGRE11 que acredito esteja performando muito bem e tem grande potencial de crescimento e estou com ordem de compra para a M.Dias Branco (MDIA3) que acredito que esteja num valor excelente de compra, bem descontado. E ao meu ver, uma das melhores da bolsa.

Aportes

Meus aportes mensais são divididos em 3 durante o mês, basicamente.
Dia 01 recebo salário. Faço aportes nas ações que desejo.
Dia 10 minha esposa recebe o salário. Faço mais aportes nas ações ou FII.
Dia 20 recebo os juros do empréstimo. Faço aportes em FII.



Enfim. Ao meu ver, fazendo desta maneira fica equilibrado e não fico muito tempo com dinheiro parado na corretora/banco.

Ressalto que por ser servidor público estável já, não possuo reserva de emergência. Tenho um valor considerável no cartão de crédito e limite bancário (sem juros nos primeiros 3 dias) que acho totalmente suficiente para sanar qualquer eventualidade/emergência que possa surgir, apesar de eu saber que não é muito prudente fazer desta forma.

De todo caso é isto. Acredito que consegui atualizar minha carteira de investimentos e daqui pra frente é só acompanhar a rentabilidade.

Infelizmente meu conhecimento em Ações e FII são poucos, mas acredito que com o passar do tempo, e ajuda de todos, posso evoluir e fazer esta carteira cada vez mais ser rentabilizada.



Desde já, obrigado pela atenção de todos. Dúvidas, sugestões, críticas ou papinho besta mesmo, nos comentários abaixo, por gentileza. =)






2 comentários:

  1. Fala meu amigo! Parabéns pelo blog!

    Que tenhamos foco e disciplina para os aportes mensais! Vi que você tem LCI's do Inter, sou fã demais deste banco! Foi ótimo ver outras opções de LCI na sua carteira, vou dar uma fuçada!

    Abraço!

    https://buscandorendapassiva.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola meu parceiro. Seja bem vindo.
    Obrigado pelo comentário.
    Pois então, espero que consigamos realizar nossos objetivos. É um longo caminho, mas se fosse facil não teria graça.
    Pois é. Tinha uma LCI la, mas que venceu semana passada. Fiz os aportes na bolsa com o dinheiro. Mas gostei do Banco pela praticidade de investir por ele, tempo de resgate e taxas. Sou fã do inter tbm.

    ResponderExcluir