quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Robôs no mercado financerio



Algo certo em nossas vidas hoje é que a tecnologia está cada vez mais avançada. Em um patamar onde jamais fora imaginado.

Seguindo esta tendência de celulares, notebooks, carros., todos cheios de tecnologia, o mercado financeiro, claro que não iria ficar de fora.
Não sei ao certo quando começou-se a usar robôs no mercado financeiro de modo autônomo. Entretanto, este tipo de "modo de operar" esta ganhando cada vez mais espaço.

Recentemente, em contato com um amigo de longa data, ele me apresentou a possibilidade dos robôs no mercado financeiro. Mais precisamente o robô Xeque-mate. De inicio logo me animei, tendo em vista que não tenho tempo para ficar operando na bolsa, e deixar um robô fazendo isso pra mim seria maravilhoso.

A princípio, rodo o Xeque-mate no meu computador mesmo (não estou usando ainda a nuvem) para fins de testes.Utilizo a corretora XP.

Os ditos robôs são códigos programados em linguagem do MetaTrader para que faça ações em certos cenários previamente determinados.


A Teoria do Xeque-mate






O robô Xeque-Mate foi idealizado por Flávio Schotgues, ao qual criou a Teoria de Schotgues das Operações Contra a Tendência.

De um modo resumido: O robô trabalha contra a tendência. Ele utiliza a média móvel, 15M, e trabalha das 09:00 até as 13:00.

O XM trabalha negociando o mini-indice (atualmente oWINV18).
Utilizando o tempo de 15 minutos, o robô entra contra a tendência (Se está subindo a cotação, ele vende, se está caindo a cotação, ele compra) quando o preço tinge a distância de 800 pontos, ele envia uma ordem de compra (mercado +50). A saída é feita quando:

GAIN:
- O valor de cotação toca a média móvel.

LOSS:
- Stop loss em 1200 pontos.

No caso do trade durar até as 13:00 o XM sairá automaticamente da operação. Estando com GAIN ou LOSS.


Meu histórico com o XM:



Está com uma reserva de capital de R$ 850,00 por contrato. Estou atualmente trabalhando com 6 contratos. Inicialmente, estava com 5. Ou seja, praticamente 5k reservados somente para o robô.
Vale salientar que posso colocar este valor em um CDB de liquidez diária na propria corretora, mas  cada loss, eu teria que ir lá e cobrir o preju da conta. Como não posso ficar todos os dias olhando isso, prefiro deixar esse valor parado na conta da corretora.

Lembrando que no primeiro dia de operação, eu perdi uma entrada que daria um GAIN de 400 pontos. Faz parte né?

A primor é algo simples, vale a pena ser estudado. Quem se interessar tem os grupos:
http://codetrading.com.br/robo-xeque-mate/

https://www.facebook.com/groups/codetrading/



Também inicie no dia 20/09/2018 outros robôs que trabalham com bandas de bollinger, médias móveis de 4 entre outras.
Deixarei rodando um mês até fazer outro post a respeito deles. Parecem ser mais promissores do que o XM. Veremos.

Acho que é isso. Quaisquer dúvidas, me perguntem. Não sei muita coisa, mas posso tentar ajudar. =)


Grande abraço!


2 comentários:

  1. Fala, PF, tudo bem?

    Como o resultado, até agora, foi de aproximadamente -20%, eles oferecem alguma garantia de devolução do dinheiro caso não aprove o robô em um determinado tempo?

    Vou te adicionar ao blogroll. Agradeço se puder fazer o mesmo.

    Sucesso e bons negócios.

    Fuleiro
    investidorfuleiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala IF, tudo bem e com vc?
    Obrigado por comentar.

    Não. Nenhum dos robôs tem devolução de dinheiro. É na sorte mesmo. Mas em época de eleição é difícil mesmo, a volatilidade sai fora do padrão, ai é só preju.

    Mas em todos caso, os backtest da galera mostra grande rentabilidade nesses robôs. O problema é que rentabilidade passada não garante a futura né. Eu os desliguei todos. Vou esperar passar outubro para religalos. Ai se der mais prejuizo, eu paro com isso. hehehe

    Muito obrigado por adicionar. Te adicionarei tbm, com certeza.

    Sucesso à todos nós.

    ResponderExcluir