domingo, 2 de setembro de 2018

Atualização Mensal: Agosto de 2018 (+2.900,00 de aporte)

Eae galera, como estamos?
Espero que bem.

Enfim o mês mais louco do ano passou. E olha que não foi de todo ruim viu.
Este mês eu descobri o mundo dos robôs. Um grande amigo me apresentou o Metatrader e eu fiquei fascinado. Sim, eu já sabia que existia os robôs. Mas como sou formado em Engenharia da Computação, comecei a estudar como programar os robos, dos tipos de estratégias e tudo mais. Estou apanhando muito hehe mas aos poucos vou evoluindo.

Enquanto isso, ele me mostrou um robô chamado Xeque-Mate. Ele trabalha contra a tendência em cima do mini-índice. O dono do robô diz que está tendo uma média muito boa de ganhos. Meu primeiro mês não foi tudo isso não, mas parece ser promissor. Direi abaixo como foi o mês. Manterei vocês informados durante o decorrer dos testes.

Na minha vida pessoal terminei de ler um livro excelente. Este livro é "Os Axiomas de Zurique". Tenho uma mentalidade muito próxima ao que o livro tenta passar. Achei bemmm interessante e me ajudou muito a manter meu mindset e inclusive moldar algumas estratégias minhas. Comecei a ler "Os segredos de uma mente Milionária". Parece ser bacana. Mas ando meio preguiçoso para leitura. Tenho que mudar isso. Minha meta é terminar mais dois livros ainda esse ano. Deus me ajude hehe

Também quero introduzir na minha rotina um pouco de violão. Tenho um violão aqui que comecei a aprender a tocar sozinho pela internet mesmo. Até desenrolo, mas pouquissimo somente. Preciso pegar pra treinar, mas ultimamente está dificil, o trabalho está apertado.

Este mês eu viajei bastante. Fiz um curso de direção operacional (para meu trabalho) que foi excelente. Os professores da Academia Nacional de Policia são fantásticos e nos ensinaram várias coisas novas. Gostei demais. Esse mês de Setembro terei outro curso para fazer. Este agora de Pronto Socorrismo Operacional... estou bem ansioso.

Os aportes este mês foram um tanto quanto fracos, pois tive um gasto um tanto quanto grande com o curso e as diárias não cairam a tempo, então, o aporte de Setembro vai ser bem gordinho.
Este mês terminou uma LCA do Banco Inter em que eu tinha 25.000,00 investido. Estes 25k me renderam míseros R$ 350,86.

Fiz minha venda de PETR4. Tinha comprado-a na época da greve dos caminhoneiros. Paguei 17,44. Vendi a 21,25. Uma pena que foram apenas 100 hehehe Mas faz parte. Lucro de R$ 381,00, resultando em quase 22% de lucro. 

A titulo de testes também, fiz uma compra de OPÇÕES de ITSA4. Comprei 3500 à R$ 0,11. Não levei até o exércicio. Vendi antes à  R$ 0,22. Em uma conta extremamente difícil, consegui aproximadamente 76% líquidos. Valeu a pena. 

Fiz uma compra também de OPÇÕES de BBSE3. Mas essa eu levei até o exercício. Entretanto eu não tinha dinheiro para mante-las em carteira. Então, tive que fazer um daytrade, o que me levou a ter que pagar IR esse mês. Entretanto, eu paguei 1,46 por opção. Comprei 100. Como levei ao exercício, exerci a opção no dia 20/08/2018. Vendi a descoberto por 25,70 e comprei-as à 22,97 (preço combinado na opção). Descontado o valor de cada opção e do IR, lucro líquido de R$ 832,00, ou 7%. Estou começando a gostar disso.

Sei que esses valores não vão me fazer ficar milionário, mas um pouco mais rico eu estou ficando. Com esses valores vou comprando Fundos Imobiliários e assim elevando meu capital e renda passiva.

Este mês foi meu primeiro mês em que os proventos ultrapassaram 1k. Achei fantástico. Podiam ser todos assim, mas sei que infelizmente não é. hehe

Achei que o post de atualização de JULHO ficou meio sem graça em vista os posts de outros blogs. Então, esse aqui vou tentar colocar uns gráficos pra melhorar a visualização.

Os Proventos foram:

ITSA4        29/08/2018      59,76
ITSA4        29/08/2018      2,45
GRND3     21/08/2018      18,71
BBSE3       20/08/2018      390,45
BBSE3       20/08/2018      3,57
RENT3      15/08/2018      5,52
WEGE3     14/08/2018      6,66
WEGE3     14/08/2018      24,72
HGLG11    13/08/2018     23,25









A composição da carteira de renda variável atualmente está assim:










Os APORTES (R$ 20.000,00 + R$ 2.900,00): 

Compra de:

- 10 cotas do FII HGLG11, totalizando 31 cotas.
- 21 cotas do FII HGRE11, totalizando 31 cotas.
- 300 ações da MDIA3, preço médio de R$ 39,50, totalizando 300 ações.
- 300 ações da CIEL3, preço médio de R$ 14,18, totalizando 300 ações.
- 200 ações da EGIE3, preço médio de R$ 36,90, totalizando 300 ações.
- 100 ações da BBSE3, preço médio à R$ 25,10, totalizando 500 ações.



Os REINVESTIMENTOS: 
Investimento de R$ 5.000,00 no robô Xeque-Mate.
Os outros 20k estão distribuídos acima nas ações.


Enfim.. meu rendimento atual é de aproximadamente 2% do valor total investido. Este valor está baixo por causa de AGOSTO. O velho conhecido mês do cachorro louco.


Minha meta para o próximo mês é aumentar posição em MDIA3, EGIE3 e BBSE3. Também estou com as ações de RADL3, FLRY3, UGPA3 e ODPV3 no radar. Entretanto, por hora, vou dar preferencia em aumentar posição e escolher ao menos uma dessas ultimas quatro para iniciar posição nela. Provavel que será a FLRY3. Veremos.


Agradeço a paciencia de todos por ter lido até aqui, ou pelo menos visto alguma parte do que escrevi.
Qualquer dúvida estarei aqui para sanar.
Grande abraço a todos.
 



2 comentários:

  1. Rapaz, números expressivos em opções, parabéns! Eu não fique com este pensamento de "estes valores não me deixarão milionário", lembre-se que se você não ganha com pouco, também não ganhará quando tiver muito, o importante é o resultado positivo em termos percentuais e foram excelentes!

    Diárias é o problema para mim também hehehehe, estou viajando dia 9 e vou torcer para pelo menos elas caírem quando estiver fora e não somente quando eu voltar.

    https://buscandorendapassiva.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza meu nobre. Este pensamento que vc disse faz todo sentido. Qualquer ganho é ganho. O que importa é o percentual. Fantástico.

    Quanto as diárias, cairam hoje. Quase 20 dias depois. Semana que vem tenho outro curso. Aí pra recebe-las, só mês que vem mesmo. Hehehe queria já poder gasta-las agora, tendo em vista a queda dos preços. Mas seguimos em frente né.

    Espero que vc tenha mais sorte que eu e as suas caiam antes. Hahaha

    Abração

    ResponderExcluir