sexta-feira, 3 de abril de 2020

Atualização Mensal: Março - 2020: R$ 368.000,00

Meses Sangrentos... Tempos Sombrios...


Boa tarde Galera, como estão? Espero que muito bem. Apesar de parecer um pouco dificil nesses tempos.

Primeiro gostaria de pedir desculpas pela demora nas postagens. Sei que não tenho muitos seguidores, mas devo respeito aos poucos que tenho.
Minha demora se deve à mudança de cidade. Sai do Norte e agora estou trabalhando no Centro-Oeste. Cidade maior, mais desenvolvida, com adicional de fronteira (graças a Deus), mais opções de restaurantes e o principal, mais perto de casa e da família.

Pode parecer fácil, mas mudança de cidade sempre é algo complicado. Vc ou leva os móveis ou os vende (ambas as opções são validas), e isso causa uma dor de cabeça enorme. Vai atras de caminhão de mudança, se for vender os móveis que foi meu caso, deve ir atras dos compradores, vende tudo pela metade do preço para vender logo e ainda assim tem que doar várias coisas... Além dos bens materiais tem que se deixar pra traz grandes amigos, organizar a vida financeira, o stress da viagem e depois quando chega na cidade de destino, arranjar hotel para no mínimo 5 dias, ir atras de casa para alugar, comprar móveis e td mais.

No meu caso, dei um azar da peste, pois estou comprando todos os móveis novamente, e no meio das minhas parcelas, vem essa crise. Mas faz parte. Ossos do ofício.

Muita coisa aconteceu nesses meses em que passei longe, mas com certeza a que mais se destaca é o Covid-19. Algo que foi totalmente imprevisível a nível de investidor mas que nos ensina valiosas lições.

1- Nunca subestime uma epidemia. Nem aqui nem na China (Belo trocadilho, não?)
2- Tenha sempre uma reserva de Emergencia. Sei que nesse caso, isso já é bastante divulgado. Eu não possuo nenhuma. Mas confesso que tudo que está acontecendo me deixou receoso.
3- Nunca tente acertar o fundo do poço. Compre sempre aos poucos.Isso é algo que todos sabem mas que na prática é dificil de se executar. E foi uma das lições dolorosa que aprendi e vou mostrar para vocês a seguir:

Em post anteriores, eu disse que emprestava uma certa quantia de dinheiro para um amigo, eramos tipo "sócios" de uma empresa em conjunto. O valor emprestado era cerca de 120.000,00.
Em meados de Janeiro, recebi esse valor devolva e fui investir em ações. Nesse período, o vírus estava começando a se disseminar pelo mundo e as bolsas de valores estavam começando a queda. Minha burrice? Comprar muita coisa de uma vez. Deveria ter esperado mais durante os dias. Ter tentado ver o cenário mundial, analisado fora da caixa. Mas não. Observei somente os 10% de queda de certa ação. E isso parecia ser uma boa sacada. Até ver certas ações da carteira cairem mais de 50% de seu valor atual. E isso me causou um arrependimento gigantesco. Não por ter comprado mais caro. Mas por ter o dinheiro e ser afobado em comprar logo. Em colocar a ganância na frente do raciocínio.
Mas como eu disse... foi uma lição que aprendi e estou aprendendo. Tenho apenas 3 anos de bolsa, então estou bem feliz com todo conhecimento acumulado.

Enfim, chega de lero lero e vamos para o fechamento do mês de Janeiro / Fevereiro / Março.


Aportes

FEVEREIRO

ITUB3  - 100 ações - R$ 28,40
EZTC3  - 200 ações - R$ 46,90
CNTO3 - 200 ações - R$ 46,40
CNTO3 - 200 ações - R$ 46,40
CNTO3 - 200 ações - R$ 46,25
CNTO3 - 100 ações - R$ 46,03
CNTO3 - 100 ações - R$ 45,80
CNTO3 - 100 ações - R$ 45,00
EGIE3  -  100 ações - R$ 46,77
BBSE3F - 50 ações -R$ 32,10
ODPV3 - 300 ações - R$ 15,45
OIBR3 - 10.000 ações - R$ 0,99
HGLG11 - 23 cotas -    R$ 177,25
HGRE11 - 23 cotas -    R$ 176,30

Cabe ressaltar que minha posição que tinha em OIBR3 era de 7.800 ações à R$ 1,07 e às vendi por R$ 1,10. Lucro baixo, devido ao tempo que passe com as ações, mas deu para baixar o preço médio que tinha. Depois com esse valor, comprei as 10.000 ações ao preço de 0,99.

A lição que eu disse a respeito de comprar muito de uma ação é em relação à CENTAURO. Poxa, olha os preços aos quais comprei o papel. Hoje, no momento que vos escrevo, às ações estão no valor de 19,35. Quase dobraria minha posição atual com esses preços. Mas enfim...não choremos pelo leite derramado. Foco no longo prazo e vamos para o próximo mês onde teve mais uma lição importante.

MARÇO

IRBR3 - 100 ações - R$ 18,30
IRBR3 - 100 ações - R$ 17,60
IRBR3 - 100 ações - R$ 17,00
IRBR3 - 100 ações - R$ 15,30
IRBR3 - 100 ações - R$ 14,00
IRBR3 - 100 ações - R$ 10,50
IRBR3 - 100 ações - R$ 7,60
CNTO3 - 100 Ações - R$ 41,03
CNTO3 - 100 ações - R$ 37,30
CNTO3 - 100 ações - R$ 33,80
EZTC3 - 100 ações - R$ 42,50
EZTC3 - 100 ações - R$ 37,10  
B3SA3 - 100 ações - R$ 44,60
B3SA3 - 100 ações - R$ 40,00 
LWSA3 - 200 ações - R$ 20,00
LWSA3 - 100 ações - R$ 13,60
ITUB3 - 100 ações - R$ 25,90
OIBR3 - 5.000 ações - R$ 0,80
OIBR3 - 15.000 ações - R$ 1,06

Aqui vai mais uma lição triste dessa história. Quando fiz a compra das 5.000 ações da Oi, meu preço médio foi para R$ 0,92. O preço estava em R$ 1,05 quando resolvi vender todas as ações que tinha (15.000). Coloquei ao preço de R$ 1,06 para venda. Entretanto, no ímpeto da dúvida em vender ou não, acabei apertando a PORRA do botão errado e comprei ao invés de vender. Mas isso não foi o pior. Quando vi que tinha feito cagada, ao invés de assumir o prejuízo de 400 reais (que na verdade nem seria prejuízo, pois com a venda das 30.000,00 eu ainda estaria ganhando quase mil reais) e vender a mercado, resolvi esperar.... e to esperando desde aquele dia. R$ 1,06 foi o topo do preço das ações da Oi. Desde então, só vai em queda livre. A lição que eu tiro é: Nunca faça nada sem ter a certeza e ver bem o que está fazendo. Outra lição é: Fez cagada, arruma na hora. Se está fora da sua estratégia, arrume na hora, mesmo que um pouco de prejuízo. Depois disso tudo, fiquei com 30.000 ações da Oi a um preço de 0,99. Sei que a companhia vale mais que isso e tenho certeza de que ela se recuperará. Mas depois de tudo isso, meu preço deveria ser bem menor... acho que conseguiria pega-la a 0,60. Mas ja foi... paciência.

Total de APORTES em ambos os meses: R$ 151.072,00 aproximadamente.



Proventos

Janeiro
ITUB3 - R$ 13,50
ODPV3 - R$ 9,11
B3SA3 - R$ 81,86
B3SA3 - R$ 80,80
FLRY3 - R$ 95,61
EGIE3 - R$ 547,47
HGLG11 - R$ 28,86
HGRE11 - R$ 39,96

TOTAL: R$ 897,17


Fevereiro
ITUB3 - R$ 13,50
BBSE3 - R$ 6,76
BBSE3 - R$ 1.328,87
HGLG11 - R$ 28,86
HGRE11 - R$ 27,38

TOTAL: R$ 1.405,37

Março
ITUB3 - R$ 13,50
ITUB3 - R$ 28,73
ITUB3 - R$  434,88
ITUB3 - R$ 400,48
WEGE3 - R$ 31,28
WEGE3 - R$ 29,25
WEGE3 - R$ 150,99
HGLG11 - R$ 46,80
HGRE11 - R$ 44,40

TOTAL: R$ 1.180,30

 Enfim...foram esses os meses que passei longe de vocês... Espero que assim como eu, vocês consigam tirar valiosas lições destas situações em que estamos vivendo.

Desejo a todos um ótimo mês... quem puder ficar em casa fique. Quem não puder, boa sorte e que Deus nos ajude.
Que todos tenhamos consciência que devemos agir como uma comunidade, um ajudando o outro. Ajude os pequenos comerciantes. Ajude o próximo. Ajude os ambulantes. Ajude os autônomos. Não vamos deixar este país parar.

 Estamos juntos, sempre. Qualquer dúvida, ficarei feliz em responde-los. 

6 comentários:

  1. Eai papa beleza ? você teve a mesma visão que eu no começo, eu também não botava muita fé na queda brusca da bolsa. Confesso que se tivesse caixa teria comprado horrores nos 100k, assim como o Barsi também estava comprando.

    Mas depois aprendi que você deve ter uma estratégia de compra.Se você tem 100k no caixa deve ir comprando de acordo que caí

    Usa 20 nos 100k
    Usa 20 nos 90k
    Usa 20 nos 80

    e assim por diante.. Mas acho que o fundo do poço foi os 63k mesmo, na minha opinião né.

    Enfim, boa sorte na sua nova caminhada na cidade nova, eu também sou da região norte, e ainda não consigo ter uma noção de quanto uma cidade maior é melhor ou pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu parceiro. Quem imaginaria? Somente os mais pessimistas... ou nem eles. hahahaha

      Mas com certeza. Gastei horrores mesmo nesse meio ai. Sorte que depois que vi que a coisa ia ficar mais feia ainda, consegui segurar um pouco de caixa (uns 50k). Mas mesmo assim, o que tinha comprado antes (CNTO3) e que estava botando fé nela, acho que vou ter que esperar muito tempo pra ela se recuperar.

      Concordo contigo. Essa estratégia ai de comprar aos poucos faz todo sentido. Pois penso assim: Se estiver em 100 eu compro um pouco, depois compro mais um pouco nos 90, depois nos 80 até acabar. Se cair pra 90 e logo voltar pra 100, tudo bem tbm. Acaba sendo vantagem em ter pego o preço nos 90, ja que iria comprar tudo no 100 mesmo. Não sei se me fiz entender, ficou meio que complicado, mas é isso... comprar aos poucos conforme vai caindo.

      Muito obrigado meu brother. Boa sorte pra todos nós. Vamos precisar. Tanto na vida pessoal como na vida financeira.
      Sobre a cidade grande, depende da região. Achei que muitos preços seriam mais baratos aqui do que no Norte, mas acabou que não. Aqui por ser uma região "rica", acaba inflacionando demais as coisas (como aluguel, restaurantes, balada).

      Mas está tudo bem. Aqui ainda é 3 pontos (para minha remoção) então estou satisfeito. Vou aguardar e ver. Essse ano talvez tenha outra remoção. Quem sabe não consiga ir para o Sudeste ou Sul.

      Excluir
  2. Caramba, amigão... meus pêsames pra você. Centauro tá em R$ 23,60 neste momento (12 de maio de 2020)... Comprou dólar pelo menos, alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu brother. Amargando 50% de queda no investimento inicial. Isso pq eu nem queria ficar com ela a longo prazo, era pra ser um trade rápido. Mas não imaginava um tombo tão grande na bolsa. Comprei dolar tbm, cheguei a ganhar uns 3mil reais mas ja vendi tbm. Enfim... deixa rolar. Vou continuar com meus aportes e esperar essa loucura passar.

      Excluir
  3. Já fiz essa cagada de ter achado que vendi e na verdade comprei. Eu só fui perceber 1 mes depois no fechamento do mês. Sorte minha (ou azar) eu praticamente vendi com o msm preço de compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é muito ruim ne? ma pelo menos nao teve prejuizo. Ja basta. Fico triste comigo pela falta de atenção e depois pela não correção do erro. Mas, faz parte. Vivendo e aprendendo.
      Abraço meu querido.

      Excluir