quarta-feira, 24 de abril de 2019

Economizando na DARF. Como não pagar tanto IR

Ola galera, como estão? Espero que bem...


Gostaria de falar sobre um assunto aqui que vi no Canal Primo Rico e que fez total sentido pra mim, que sou adepto do Buy&Hold, que é a venda de ativos para economizar futuramente no IR.

Todos sabem que a filosofia do Buy&Hold é você escolher seu ativo (seja ele FII ou Ação) pelo fundamento daquele papel e ficar com ele indeterminadamente enquanto ele se enquadrar na sua escolha. Ou seja, vou comprará as ações todos os meses, sem se importar muito (ou não kkk) com o valor atual da ação, ou pelo seu gráfico (isso já entra em outra discussão). Vou usar de exemplo as ações da ENGIE BRASIL e da WEG. Ao meu ver, são ações com ótimas governanças, os balanços das empresas são redondinhos, sempre aumentando os lucros... tudo as mil maravilhas... Mas digamos que isso mude. Digamos que vc tenha que vender as ações na pressa, ou elas perderam os fundamentos. O que fazer?


Vendendo ações todos os meses:

Primeiramente, isso serviria para quem tem mais de R$ 20.000,00 em ações daquele papel. Então vamos aos cálculos:

Tenho 2.000 ações de EGIE3 com PM de 25,00 reais. Digamos que a cotação da ação no dia da venda seja 35,00. Ou seja, um lucro de 10,00 reais por ação, totalizando 20.000,00 reais de lucro. Se fosse pagar o IR desse valor, vc pagaria 3.000,00 ao governo. Ok, pagar DARF sempre é bom, pois mostra que você obteve lucro. Entretanto não seria melhor não pagar esse valor?

A estratégia consiste em todo mês você tentar vender (no limite de 20.000,00) no último dia útil do mês as ações que mais estão te dando lucro, e recompra-las no próximo dia útil do mês subsequente, ficando assim isento do IR. Fazendo isso, vc pode perder ou ganhar um pouco com a diferença de cotação de um dia para o outro, entretanto, caso haja alguma emergência futuramente, isso irá compensar. O objetivo é você aumentar o seu PM cada vez mais. Opa, mas espere ae. Para ganhar dinheiro não tem que baixar o PM? Sim, tem...entretanto você vai buscar um PM menor somente para novas aquisições, com dinheiro novo. Na recompra das ações, você deve aumentar esse valor. Vamos às contas:

EGIE3
QTDE: 2.000
PM: 25,00
COTAÇÃO: 35,00
Valor da compra: 50.000,00
Valor da venda: 70.000,00
Lucro: 20.000,00
IR 15%: 3.000,00

Agora vejamos... se aos poucos eu fosse aumentando meu PM. Por exemplo, esse mês, que minha ação está supervalorizada, eu vou vender (no ultimo dia útil) 500 ações. O valor da venda será de 17.500,00. Meu lucro em cima dessas ações será de 5.000,00 reais. Entretanto, não pagarei IR pois vendi abaixo de 20k mensal. No primeiro dia útil do mes subsequente, eu recompro as ações pelo preço atual dela. Então, vou recomprar 500 ações por 35,00 (vou desprezar pequenas variações pra cima ou pra baixo). Logo, meu PM que anteriormente era de 25,00, passou a ser 27,50. No final do mês, eu volto a fazer a mesma coisa, vendendo mais 500 ações a 35,00, obtendo um lucro de 3.750,00 e recomprando-as no dia útil subsequente, ficando com meu PM em 29,37. E assim vou fazendo, enquanto estiver tendo lucro com a ação.

O que eu achei interessante nesta estratégia são as vantagens que ela acarreta:

1- Quanto mais cedo você começar a fazer isso com seu portifólio, mais seguro você estará. Pois se por um acaso, a ação despenque por perda de fundamentos (aparentemente acontecendo com CIELO) ou você precise daquele dinheiro por achar outro investimento mais interessante, você poderá vender as ações a qualquer momento. Se a cotação estiver menor que seu PM, melhor ainda, pois ai poderá acumular o "prejuízo" para descontar de futuros lucros em outros papéis.

2- Sua quantidade de ações não muda. Você não vai perder nem ganhar ações. O que pode mudar é uma pequena diferença nos preços do dia da compra pro dia da venda, mas isso, estatisticamente deve se manter neutro, um dia perde, outro ganha.

3- Mudança feita pelo Governo referente à essa isenção. Eles podem tirar isso a qualquer momento. Vai saber né? Devemos estar preparados. Fazendo seu PM subir, fará com que você pague menos IR.

Eu aconselho, se fizer isso, que registre todas as transações, marcando seu PM real, aquele que vc comprou com dinheiro novo, como também seu PM contábil, aquele que você quer que suba para pagar menos imposto. Pois é isso que vai te animar quando ver algumas cotações no negativo e para não achar que está perdendo dinheiro tanto quanto parece.
Um outro exemplo de evitar pagar valores altos de DARF será dito a seguir.



Os dividendos são seus amigos

Essa dica aqui já falei em algum post desde blog, mas vou voltar a explica-la.
Digamos que você ignorou a minha primeira dica de como economizar no IR e chegou o momento de realizar lucros nas ações da EGIE3. Excelente.

Segundo o exemplo anterior, O seu lucro é de 20.000,00 e sua DARF de 3.000,00. Ok. Como melhorar isso? Simples. Vá ao site www.dividendobr.com.br e veja qual ação está com data-com neste mês auferido de lucros. Claro, pode ser que um mês isso não dê certo, tendo em vista que pode ocorrer que nenhuma ação entre em ex, entretanto, acredito que seja bem difícil.
Digamos então que neste mês em que tive as vendas de EGIE3, a empresa WEG vá entrar em data-ex, pagando 0,50 centavos por ação. Sua cotação atual é de 18,00. Então, no ultimo dia de DATA-COM você compra WEGE3 e as vende no outro dia. Ficando assim:

Vendi as ações da EGIE3. Estou com 70.000,00 na conta da corretora. Com esse montante você compra as ações de WEGE3. Com 70k você compra 3.800,00 ações de WEGE3. No outro dia, vc ganha o crédito de receber 0,50 por dividendos totalizando em 1.900,00. Você também vende as ações de WEGE3 pelo preço de mercado (o que pode haver um pequeno spread tanto pra mais como pra menos) teoricamente 17,50, ficando assim com um prejuízo contábil de 1.900,00 reais. Esse prejuízo você poderá abater daqueles 20k de lucro que obteve na venda de EGIE3.

Vocês poderão falar: "Ahhh mas todo esse trabalho pra economizar 285,00 reais?". Pois é. Sim, todo esse trabalho para economizar 285,00 reais. Claro que se tiver outras ações durante o mês com data-com/data-ex você poderá repetir o processo. Lembrando que isso é apenas um modo de tentar economizar um pouco mais sempre, não é a solução dos seus problemas.

Acredito que com a junção dos dois métodos mencionados, ao se finalizar uma posição em um papel, você consiga economizar bastante dinheiro. Não que eu seja a favor da sonegação, mas se há métodos legais de se pagar menos, porque não, não é mesmo? Mesmo porque esse valor de 20.000,00 não é atualizado há muito tempo.


Enfim, nenhum dos métodos acima foi eu quem desenvolvi, apenas estou repassando um conhecimento adquirido. Se foi útil para você, ótimo, foi um prazer. Se não foi útil, desculpe, vou tentar melhorar hahaha


Grande abraços e aguardo criticas, sugestões e outros. Abraço


2 comentários:

  1. Muito interessantes os dois métodos Papafox!

    vou tentar utilizar o primeiro no fim desse mês.

    parabéns pelo blog

    P.I.
    http://diariodopequenoinvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pequeno Investidor... espero que dê certo.

    Grande abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir