domingo, 2 de junho de 2019

Atualização Mensal: Maio SANGRENTO.... - 2019: R$ 219.325,00


Fala galera, como vcs estão? Espero que bem, pq eu... Minha nossa senhora...

Pensem... pensem em um mês tenso? Puta merda (desculpe o palavrão). Cacete... Tenho que dizer...
Quebrei a banca. =(
Deu ruim...
Pois é, eu fali... fali a conta que rodava os robôs... Infelizmente eu estava alavancado demais e sim, eu sabia disso e preferi arriscar. Perder tanto dinheiro nunca é bom. Vou discorrer melhor o assunto na parte de robôs...

De todo caso, tirando as coisas ruins, ficam as boas... Estou de férias... 10 dias apenas, mas vai dar pra dar uma descansada. Não vou poder viajar mas só de passar mais tempo com a esposa, já vale.

O problema é que estou viciado em comprar coisas da China. hahaha... comprei um relógio, vários action figures, sensor para torneira da pia e etc... está tenso. Mas estou controlado. Nada mais que 300 reais por mês.

Então, vamos ao que interessa:


Os Aportes

Este mês de Maio, minha esposa conseguiu outro emprego. Foi apenas este mês, estava cobrindo férias de uma outra funcionária. Mas o importante é que para o mês de Junho, o aporte aqui irá aumentar. Graças a Deus. Sei que estou bem adiantado ao meu plano rumo aos 2 milhões em 20 anos
mas sei que não será sempre assim. Logo mais vem as crianças, cidade maior, talvez novos empreendimentos (grandes planos estamos traçando) e assim por diante. Então, quanto mais agora, melhor. É a mágica dos juros compostos. Quanto maior seu aporte no começo, maior será sua rentabilidade no final.

De todo caso, infelizmente gastamos bastante no Cartão de crédito em Abril, então da receita total de R$ 10.850,00, consegui aportar R$ 4.340,00. Isso é ótimo, eu sei. É mais que a minha meta de R$ 3.000,00 mensais e é quase 50% da receita. Entretanto, queremos sempre mais né. Minha meta agora é baixar o valor do cartão de crédito. Veremos como vou me sair hehe

Aproveitando o começo do mês de Maio que foi bem sangrento para as ações, realizei 4 compras, de duas ações em diferentes momentos. Sabendo que fiz caca quando comprei CIEL3, resolvi abaixar mais um pouco meu preço médio e comprei 185 a 6,97. Depois, aproveitei que Grendene estava bem baixa e baixei mais ainda meu PM. Ficou assim:

- 200 ações de GRND3 a R$ 7,17 = R$ 1.434,45
- 400 ações de GRND3 a R$ 7,04 = R$ 2.816,89
- 100 ações de CIEL3 a R$ 6,97 = R$ 697,22
- 85 ações de CIEL3 a R$ 6,97 = R$ 592,63

Com esses aportes, meu preço médio de GRND3 foi para R$ 7,67, tendo em carteira 1.100 ações, totalizando R$ 7.766,00. Atualmente (Cotação 7,06) com prejuízo de R$ 667,26, ou -7,91% em relação ao aporte total.

Em relação a CIEL3, que eu estou casado agora até que ela se recupere (ou vire pó), meu preço médio ficou em R$ 8,61, tendo em carteira 985 ações, totalizando R$ 6.599,50. Atualmente (cotação R$ 6,70) com prejuízo de R$ 1.890,25, ou -22,275% em relação ao aporte total.


Enfim... seguimos rezando para que CIEL suba pelo menos um pouco, porque pra eu aportar novamente nela, só se estiver menos de R$ 6,00.

Esse mês farei aportes em BPAN4. Conversando com meu pai, disse pra ele comprar, pois tinha rompido uma resistência. Resultado, ele comprou BPAN4 a 5,25 e vendeu a 5,80. Depois comprou de novo, e agora está a fucking R$ 8,00. Vamos ver como ela abre segunda feira.


Os Proventos

ODPV3: R$ 52,75
ITUB4: R$ 9,00
GRND3: R$ 97,22
FLRY: R$ 481,20
HGRE11: R$ 27,38
HGLG11: R$ 27,75

Total parcial: R$ 695,24

TG Invest: R$ 0,00
Cheque: R$ 1.140,00


TOTAL: R$ 1.835,24


Histórico de proventos recebidos:

Janeiro: R$ 4.803,97
Ações: R$ 1.318,84
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG:  R$ 2.290,00

Fevereiro: R$ 3.972,50

Ações: R$ 341,95
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: R$ 2.435,42

Março: R$ 4.767,82
Ações: R$ 1.249,43
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: R$ 2.323,26

Abril: R$ 4.148,34
Ações: R$ 147,61
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG:R$ 2.805,60 



Maio: R$ 1.824,35
Ações: R$ 640,17
FII: R$ 55,13
Cheque: R$ 1.140,00
TG: SUSPENSO

TOTAL: R$ 19.517,04
Ações: R$ 3.698,00
FII: R$ 275,63
Cheque: R$ 5.700,00
TG: R$ 9.854,28


Mas o que? O que aconteceu que a TG não teve pagamento de juros esse mês?
Pois é... como se não bastasse o fatídico fato dos meus robôs quebrarem a banca, mais essa...
A Policia Federal (que ironia) do ES deflagrou a operação chamada Operação Madoff, investigando 3 empresas suspeitas de pirâmide (ah vá) financeira e sim. Foram suspensas todas as atividades da TG. Infelizmente foi justo no dia 15, dia de pagamento de juros, não deu tempo nem de tirar mais um "mêszinho"... Mas faz partes, vamos deixar os meninos trabalharem e ver no que dá. Estou certo de que não era pirâmide financeira e que tudo vai se resolver. Enquanto isso, os investimentos lá ficam congelados. Dos 15.000,00 investidos lá, já tinha recebido aproximadamente R$ 9.850,00. Espero que a empresa continue suas atividades. Se restar comprovados crimes financeiros mesmo, espero que devolvam meu dinheiro (capital). Ainda assim terá sido um excelente investimento hehehe


No fechamento do próximo mês, quero fazer um balanço de meio de ano da minha carteira, rever metas, reavaliar ações, posições, robôs e etc...


Robôs

Ahhh esses safados. Em um mês me da tantas felicidades e no outro... acaba comigo.
Pois é. Maio definitivamente não foi o mês para os robôs de contra tendência. Todos sangraram muitoooo... vários quebraram (quem não diminuiu a mão). E infelizmente eu fui um deles.

Inicialmente tinha colocado R$ 3.000,00 reais para testar o XM. Com o passar do tempo, ele chegou a ter fodásticos R$ 12.000,00. Foi ai que cresci o olho, e resolvi aumentar o número de contratos. Pior, resolvi colocar outro robô de contra-tendência, o KM4. E por mais que o KM4 tenha um desempenho melhor que o XM (as vezes ele dava gain e o XM não), eles tem basicamente a mesma estratégia... ai deu ruim mesmo.

O mês de abril fechamos negativo em  -R$ 1.699,72. Maio começou muito ruim. As entradas foram:









No finalzinho, tentei reequilibrar um pouco os contratos, mas não deu. Enfim...prejuízo de R$ 6.274,00 reais. FODA. Isso me deixou extremamente chateado. Muito mesmo e logo depois, veio a notícia da TG e do congelamento dos investimentos... então vcs imaginam como foi meu mês. Mas tudo bem... Faz parte da vida. Não só de vitória se faz a guerra não é mesmo?

Agora é cabeça erguida, novos planos (sim, vou começar estudar muito sobre daytrade pra recuperar esse prejuízo ainda esse ano, se Deus quiser). Vou aproveitar que estou com um pouco de tempo livre no serviço e focar nos estudos. Tenho certeza que me darei bem. E claro, continuarei aportando, sempre.


Carteira Atual (Inicial/Atual)



Ações: R$ 128.287,36 / R$ 134.631,50 -   + 4,95%

FIIs: R$ 9.250,00 / R$ 11.551,46 -   +24,88 %

Empréstimo: R$ 27.000,00 (Valor sem os juros, necessita ser corrigido)

Cheque: R$ 38.000,00

Trader Group: R$ 15.000,00  (Será que recupero?)

Robôs: R$ 4.000,00 / R$ 0,00   -100%

Caixa: R$ 600,00

TOTAL: R$ 216.777,31  /  R$ 228.799,53

E é assim que termina o pior mês da minha vida de investimentos. Muitas perdas, muitas derrotas, muitas dúvidas, mas seguimos em frente, pois tem mais de meio ano ainda para recuperarmos tudo que perdemos e continuar com o plano. Foco no destino final sempre. Desistir Jamais... Aqui fica duas frases que eu gosto muito. Não tem muito a ver com o tema de seguir em frente, mas faz parte de mim.


"Nenhuma árvore pode crescer até os Céus sem que suas raízes desçam até o Inferno."

"O homem luta contra sua mente. Seus braços e armas são meras extensões de suas vontades."


Grande abraço a todos. Sejam Guerreiros sempre. Sejam Honrados sempre. Sejam Justos sempre.


16 comentários:

  1. Fala, PFI, boa noite.

    Minha experiência com robôs de investimento foi péssima, não recomendo a ninguém. Tive um grande prejuízo e consegui pegar o dinheiro de volta somente por conta de uma cláusula deles (mas foi uma luta).

    Cheguei à conclusão que um investimento que ofereça uma rentabilidade muito superior à qualquer outra existente no mercado não é pra mim, pois já sofri duas vezes e, como dizem os americanos: "Fool me once, shame on you. Fool me twice, shame on me".

    Sucesso e bons negócios.

    Fuleiro
    investidorfuleiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional Fuleiro. Gostei da frase viu. Faz todo o sentido.

      Entendo que a questão dos robôs seja arriscado mesmo. Não há nada certeza na renda variável, ainda mais com robôs de investimentos. Entretanto, por ser algo novo, há muitas pessoas tentando coisas novas também. Talvez eu tenha errado muito em relação aos riscos, controle de riscos, alavancagem e principalmente falta de histórico. Sei que todo Maio geralmente é ruim para as ações, mas no caso do Brasil houve vários fatos que vieram a tona que tiveram muitos efeitos negativos. Talvez, se tivesse alguns meses certos para deixar o robo rodando, ou algo do tipo... enfim. Somente vamos saber com testes e claro, algum historio comparativo.

      Mas não vou desistir. Acredito em algumas estratégias existentes e acho possivel que se faça dinheiro assim. Não muito tbm, mas tirar algo do mercado, nem que seja pouco, é sempre bom.


      Grande abraço.

      Excluir
  2. Acho muito arriscado esse negocio de TG e de robos, 2 milhões em 20 anos com o seu nivel de aporte é totalmente factivel investindo em coisas simples, porém voce pelo visto gosta de emoções fortes no investimento também kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as emoções que movem o mundo Anônimo. hahaha

      Pelo meu planejamento, preciso de aportes mensais de 3k e rendimento de 0,6 por mes para que seja possivel isso. Se eu aportar apenas em FIIs, tenho certeza de que isso será feito com sucesso. O objetivo chegará. Se eu fizer uma renda fixa boa, dependendo da época, também conseguirei. Mas e a emoção? hahaha

      Fiz em cima de 20 anos, mas a verdade é que eu queria pra ontem isso. Hahaha e isso faz eu me esforçar as vezes e arriscar um pouco que demais. Então, tento adiantar essa data (20 anos são muitos anos) e ver se consigo usufruir disso tudo antes. Se der certo, ótimo. =)

      Se não, valeu demais a jornada. Mesmo perdendo tanto dinheiro nesse mês de Maio, terminei feliz. Feliz pois foi apenas dinheiro que perdi. Feliz pois aprendi muita coisa, ao custo desse valor, eu sei, mas todo ensinamento é valido. Antes agora com 6k do que mais pra frente com 100k.

      Excluir
  3. Boa noite, você ainda estuda para a PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thiago, tudo bem? Seja bem vindo.

      Respondendo sua pergunta, não. Eu não estudo para a PF. Eu já trabalho na PF. Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Abraço

      Excluir
  4. Que maravilha meu amigo. Eu iniciei meus estudos para a PF nesse ano e conheci o blog do Alexandre há pouco tempo, estou lendo todas as postagens desde o início. Sempre via seus comentários pertinentes, fiquei curioso e visitei seu perfil. Para minha grata surpresa acebei descobrindo esse outro blog aqui que está agregando muito valor pra mim. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, aquele blog é fantástico. Sempre acompanhava ele enquanto estudava. Ele me ajudou muito, tanto na forma de estudar, na ANP e etc... quanto me animando e alimentando meu sonho. Tenho certeza que vc aprenderá muito lá. E espero que algum dia, do meu modo,eu chegue perto de tanta qualidade de informação que tem lá.
      Esperotambém que vc encontre aqui o que procura. De todo caso, sempre que tiver qualquer duvida de qualquer coisa (Investimentos, PF, vida pessoal etc) vc fique tranquilo em perguntar. Prontamente eu responderei ou farei um post sobre.

      Grande abraço e seja bem vindo.

      Excluir
  5. Fala papafox! Sobre os robos de investimento, infelizmente esses que operam contra tendencia não gosto muito, pois não são muito confiáveis. Te recomendo dar uma olhada nos robôs do engtrader. Pelos backtests que vi, deram resultados muito bons. Os robôs são focados em daytrade, eles usam uma certa estratégia que é feita manual mas que foi automatizada no metatrader. O único porém é que eles tem uma taxa de mensalidade, mas no meu ver compensa se você operar com os contratos indicados. Dá uma olhada no site dele e me diz o que você acha. PS: Não to ganhando nada com isso kk. www.cursoengtrader.com Abraços e vamo que vamo nessa jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas, como está?

      Muito obrigado pela dica. Na verdade, ter um robô a favor da tendência é algo complicado de se fazer. Contra a tendência é mais facil. O ideal mesmo é ter uma carteira diversificada né, assim como as ações, vc ter um robo contra tendencia de alvo longo, outro de alvo curto, ter um scalper, ter um de tendencia, e assim por diante... mas ai vai capital pra isso e muito tempo para se otimizar tudo isso.

      Quanto ao site, vou dar uma olhada sim. Mensalidades são apenas um detalhe, se os robôs realmente derem lucro, a mensalidade pouco importa.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Trader Group é um daqueles esquemas de piramide ? Um conhecido meu vive disso, diz que o segredo é entrar no começo kk. Ele estava em uma que pagava 10% ao dia durante 20 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pois é então. Como tinha um conhecido que trabalhou lá, não identifiquei como pirâmide... Alias, ainda hoje eu espero que não seja, pois o modelo de negócio é totalmente possível e promissor. Agora é esperar e ver o que realmente era isso... Recebi pelo menos uns 70% do capital... rezar pra receber o resto, pelo menos. E se tudo der certo e for aprovado e ela voltar, ai é aplicar mais na empresa! hahaha


      Mas pirâmide o negocio é entrar no começo mesmo! Se não, já era

      Excluir
  7. Ai, ai, ai, falo pra você que não confio nestes robôs! kkkkk
    Mas faz parte, logo você recupera.
    Quanto a CIEL3 também acabei entrando numa operação com ela que me decepcionou.
    GRND3 também tenho mas nessa ainda levo fé. Inclusive com o fechamento de hoje você fica quase no 0 a 0.

    Boa sorte!
    Abraço,

    ICV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ICV, como está?
      Realmente, robôs são duvidosos heuaheuah Mas o problema foi bem meu gerenciamento de risco. Mas faz parte. Vamos ver no que dá.

      CIEL3 ta tenso. Então, vou deixar como está.
      GRND3 nunca fui fã dela, comprei por achar que ela realmente tinha bons fundamentos. Mas depois do release do ultimo resultado, pelo amor de Deus. Os gestores não sabem o que estão fazendo. Isso sim.

      Excluir
    2. Tudo bem! Pois é, CIEL3 eu também estou deixando rolar, até porque o investimento foi pouco, graças a Deus! GRND3 tô acompanhando mais de perto, mas foi só um trimestral. Segue o jogo.
      Abraço e boa sorte,

      ICV.

      Excluir
    3. Realmente foi somente o trimestral. Mas os comentários dos gestores não foram nada animadores. Vamos ver como virão os proximos resultados. mas não estou confiante não. Segura na mão de Deus e vai! ahhaha

      Excluir