terça-feira, 13 de novembro de 2018

Série: "Minha Trajetória" - Capítulo II

POLICIA FEDERAL - Fases do Concurso Público


Fala galerinha, tudo bem com vocês?
Espero que sim.

Então, como estou de férias e meio que sem nada pra fazer no interior do nortão do país, resolvi escrever o segundo capítulo da série "Minha Trajetória".

No post anterior, escrevi como eu era na escola, na faculdade e na minha preparação para concursos. 
Agora, como o próprio titulo do post já diz, falarei sobre as fases do concurso da Policia Federal.
 

O primeiro obstáculo   




A prova escrita, ou prova teórica, tradicionalmente feita pela banca CEBRASPE - CESPE/UNB, o terror de muitos. Mas ao longo do tempo você vai percebendo que é uma das melhores bancas que realizam concursos públicos no Brasil, quiçá, a melhor. 
Falarei especificamente da prova de AGENTE, pois é a que tenho mais conhecimento, pois para os outros cargos (Escrivão, Papiloscopista, Perito e Delegado) o que muda são apenas algumas matérias. Mas o básico é sempre o mesmo.

Matérias básicas: Português, Redação Oficial, Raciocínio Lógico Matemático, Informática, atualidades e redação.
Matérias específicas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Leis Especiais, Contabilidade, Economia, Administração

 Ao todo são 120 questões mais uma redação de 30 linhas sobre temas específicos ou da atualidade.
 Não sei se é de conhecimento de todos, mas a banca CESPE trabalha com alternativas certas e erradas, sendo que a cada acerto você ganha um ponto e a cada erro você perde um ponto. Ou seja, se você errar uma questão, além de não ganhar aquele ponto você perderá um ponto (uma alternativa que acertou). Por esta razão a banca é considerada o terror para muitos.
As notas de cortes variam entre 68 e 72 pontos. Ou seja, como eu sempre digo: Você não concorre com candidatos, você concorre com a prova. Faça 80 pontos e estará aprovado com certeza.

As provas anteriores você pode encontrar aqui.



O TAF - (Teste de Aptidão Física)






O Teste físico é composto por 4 exercícios. A barra fixa, impulsão horizontal, corrida e natação.
Os índices destes exercícios a principio parecem muito difíceis de se conseguir, mas com treino fica fácil. Então, aqui vai uma dica: Enquanto estuda pra prova escrita, para refrescar a cabeça, treinem o físico. Vão correr, fazer barra, ir na academia, perder peso, nadar... mas não fiquem parados. As vezes 45 dias pode ser pouco para uma preparação.

Cada teste vale de de 0 à 6 pontos, andando de 2 em 2. Lembrando que não se pode zerar em nenhum dos testes. É possível fazer o mínimo (2 pontos) em qualquer um dos testes, entretanto ao final dos testes você deve somar 12 pontos. Ou seja, se fizer o mínimo em todos está fora.

Primeiramente os candidatos chegam no local de prova, assinam a lista de presença e recebem um número de inscrição. É dado um tempo para aquecimento antes de todos os exercícios. Cada um deles é explicado conforme está no edital, não sendo possível ser respondida nenhuma pergunta na hora pelos instrutores.
Cada candidato tem o direito de ter duas tentativas em todos os exercícios, exceto na corrida. Então caprichem e não percam a primeira chance.

O primeiro exercício é a barra fixa.
Este exercício pra mim é um dos mais fáceis de se conseguir evoluir, tendo em vista que é fácil treinar e perdendo peso você consegue evoluir muito. 
Os índices são:




A barra deve ser feita da seguinte forma: Corpo totalmente pendurado na barra, a pegada pode ser pronada ou supinada e com os braços totalmente esticados. O candidato vai puxar o corpo para cima até que seu queixo passe da barra, e voltar a esticar o braço novamente. É possivel balançar um pouco enquanto faz o exercício.
Se o candidato optar por fazer novamente o exercício, é da do um tempo de descanso para tal.





Logo após a barra fixa, é dado um tempo de descanso (geralmente 5 a 10 minutos) e logo após um tempo para aquecimento para o próximo exercício. 
O salto horizontal, ou impulsão horizontal é um teste bem técnico. consiste em o candidato à partir de uma base rígida e fixa, projetar seu corpo em uma caixa de areia o máximo que conseguir. É considerado a distancia do salto o ponto da base fixa até o ponto mais próximo a ser tocado pelo candidato. Ou seja, não adianta pular 3 metros e depois cair 2 metros pra traz que vai contar apenas 1. hahaha
Os índices são:



Apesar de ser um tanto quanto incomum para as pessoas este tipo de salto, é um exercício bem tranquilo de ser realizado. Geralmente não há muitas reprovações. Exceto quando a pessoa queima o salto, mexe o pé antes do salto ou coisa do gênero. Mas no geral é bem de boa.

Agora a coisa começa a ficar séria. hehe
A natação: Consiste em a partir da borda da piscina o candidato se jogar na agua e tentar fazer 50 metros nadando no mínimo de tempo possível. Ou seja, os candidatos começam fora da piscina, que deve ser semi olímpica (25 metros) e o estilo de nado é livre. Pode ser de qualquer jeito, desde que faça dentro do tempo pré determinado.
Os índices são:



Muitos dos candidatos ficam neste exercício, tendo em vista que nem todos sabem nadar. E se deixar pra ultima hora não consegue fazer os índices.

O ultimo exercício é a corrida.
A corrida é o ultimo exercício a ser feito. É dado um bom tempo de descanso entre a natação e a corrida. É possivel tomar agua, maltodextrina, carb up e etc, entre as provas. A corrida consiste em fazer o máximo de distância possivel em 12 minutos. Segue os índices:



Então, finalizando esta fase, o candidato deve ter a somatória de 12 pontos. Então aqui é muito bom usar estratégia para superar as dificuldades.
O TAF não é classificatório, apenas eliminatório. O que quer dizer que o candidato que fizer 12 pontos ou 24 estarão equiparados.


PSICOTÉCNICO

Mais conhecido como psicodoido, esta, pra mim, é a pior fase do concurso. É a fase onde você está animado por ter passado na prova escrita, mas tem essa barra pela frente. Consiste em teste psicotécnicos para averiguar sobre a capacidade psicológica os candidatos. É um teste muito questionado no meio jurídico e entre especialistas. Minha opinião é de que deveria acabar isso como sendo apenas uma fase de um dia, e colocar como um acompanhamento durante a ANP. Porque vou te dizer, é cada doido que passa neste teste, que meu Deus. Acreditem, conheço muitos, experiência própria.

Os teste são muito esquisitos e a certeza que você tem quando sai da prova é que não sabe de nada. Não sabe se foi bem, se foi mal, o que queriam que você respondesse. Totalmente perdido.
Felizmente um colega da PF, ROBSON CONCURSEIRO que antes era Papiloscopista e hoje em dia acho que saiu da PF, fez dois manuais do psicotécnico. A versão 1 e versão 2. A versão 1 foi produzida para o concurso de 2012 e a 2 para o de 2013.

Não tenho atualmente a versão para disponibilizar aqui dos manuais, mas são de grande ajuda. Faz quebrar o gelo antes da prova, pois tem muitos teste que se repetem (meu psico de Agente da PF teve um exercício igual -de atenção - a um que eu já tinha feito no psico de Perito Criminal de SP. Vale a pena ser estudado. 
No mais, nessa fase obscura, basta ter tranquilidade, paz de espírito, não ser um monge budista mas tbm muito menos o exterminador do futuro. Vá com calma que dará certo.


Investigação Social

Esta é a mais tranquila de todas. Acontece juntamente com a fase de exames médicos. É somente o preenchimento de uma ficha (FIC) onde tem dados pessoais, se possui processo na justiça, se já foi preso, se responde à inquérito, etc... Nesta fase o importante é ser totalmente sincero. Eles vão descobrir. E se você não tiver escrito na sua ficha quando descobrirem... vai receber uma cartinha bomba para responder e se explicar. Então, não vale a emoção por causa de bobeira. Sejam sinceros.

 
Exames Médicos


Esta parte é a mais chata, devido a ser bem cansativo fazer tantos exames, marcar médicos, pegar laudos, refazer exames, e o pior de tudo: PAGAR. Nossa, como são caros os exames. 
Nesta fase o candidato deve passar por inúmeros médicos como: Cardiologista, pneumo, otorrino, oftalmo, neurologista entre outros.
Deixo claro aqui para que haja o máximo de atenção nos pedidos de laudo. É necessário que haja a especialidade do médico, CRM, nome e data. Sempre alguma coisa vai faltar, então antes de sair do consultório, fique atento para estes itens.
Outra dica que dou é: Chegou no consultório, ja diga ao médico que é pra concurso público os exames. Ele deve "pegar leve" nos exames sem querer procurar muito se realmente há um problema ou não. Confie em mim, isso ajuda.
Por fim, no dia marcado para a entrega dos exames, o candidato vai passar por uma consulta rápida por um clinico geral, apresentar os exames e pegar o protocolo de entrega. Aqui vale outra dica: Haverá aferição de pressão no local, então mantenha-se calmo, não fique afobado e se quiser tome um chá para acalmar os nervos antes, pois se sua pressão der alterada, mesmo que não tenha problemas, o médico irá solicitar exames complementares (Router ou MAPA).


E quando tudo estiver certo, você for aprovado em todas as fases, vem a tão sonhada ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA. Esta com certeza é a melhor e mais divertida fase do concurso público. Também uma das mais tensas, mas ai tudo é alegria. Seu universo se expande para tantos conhecimentos novos. Mas isso já é assunto para outro capítulo.

Espero que tenham gostado, o post foi algo rápido que eu fiz, mas foi com carinho. Se tiverem alguma dúvida, fiquem a vontade para perguntar.


Grande abraço.




21 comentários:

  1. Te lotaram em Rondônia foi? He he he, é boa a cidade ai em lazer / qualidade de vida?

    No TAF militar o excelente é 3000 mts em 12 min. Igual esse ai.

    ResponderExcluir
  2. Eae como está? Pois é. Já morei em Rondônia e Acre. Mas ambos os estados são bons. Cidades boas até. Porto Velho e Rio Branco são excelentes, não falta nada. Problema são as cidades do interior, onde as passagens aéreas são muito caras. Sem contar o frete. E falta de lazer, mas faz parte. Da pra se virar com as belezas naturais locais.

    Qualidade de vida é boa. Não tenho que reclamar. Alguns produtos faltam. Tem mês que você compra uma coisa no mercado, no outro mês já não tem mais. hahah é engraçado, me deixa puto, mas é engraçado. Mas nada que não dê para se adaptar.


    Então, 3k em 12 min é tenso viu. Se o cara não tiver em excelente forma física, é difícil viu.

    ResponderExcluir
  3. A mulherada local é bonita? E o assédio da mulherada local nesses interiorzão da vida, como é? Os seus colegas solteiros fazem a festa? Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz por incrível que pareça são bonitas sim. Claro, tem de tudo, mas da pra viver bem sim. Tem umas muito gatas, gatas, mais ou menos... tem pra todo gosto.

      Os solteiros fazem a festa, pois a mulherada aqui sempre quer um relacionamento sério com um bom partido. Então, os solteiros aproveitam e saem pegando geral. Não tem dificuldade nenhuma de ficar com alguém. Até mesmo as mais bonitas.

      O nortão te proporciona isso. As meninas não são tão frescurentas quanto em outras regiões do país. Não em sua maioria.

      Excluir
  4. Bacana. Sabe se fronteira sul é o msm esquema? Estudo pra auditor, mas confesso que o Executivo federal não tem me atraído muito, pois as remoções são bem complicadas.

    ResponderExcluir
  5. Então, quanto as fronteiras do sul, a mulherada melhora. Sempre a PF, PRF, Receita serão carreiras visadas para a mulherada e tal.

    As remoções da Receita tbm funcionam quase da mesma maneira que a PF. Eles possuem pontos e quando há a possibilidade, podem remover. O problema é que faz tempo que não tem concurso. Tem muita gente nas fronteiras esperando remoção.
    Executivo Federal é complicado mesmo. O melhor é a PRF. Com tres a quatro anos vc já consegue ir para o Nordeste. Coisa que é impossivel acontecer na PF, sem ser peixe de alguém.

    ResponderExcluir
  6. Papa, vc sabe quais são as cidades boas para primeira lotação noo norte e sul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... sim claro.
      Vejamos, tudo depende do que vc prefere. Qualidade de vida, ponto para remoção, contatos no departamento, pegar mulherada.
      Pra todas as escolhas tem opções. AS de melhores custo benefícios (Pontuação para remoção e qualidade de vida) são:

      - Boa Vista (3 pontos), capital.
      - Manaus (2 pontos), capital, mulherada que gosta da coisa (dizem rsrs).
      - Porto Velho (3 pontos), capital.
      - Ji-Paraná (interior de RO, 4 pontos).
      - Vilhena (interior de RO, 4 pontos).
      - Rio Branco (Capital, 3 pontos).

      Ao meu ver, essas são as melhores. Alguns dizem que Macapá é boa, mas não sei ao certo pq não estudei sobre a cidade.


      Agora no sul sei de poucas. Dizem que todas no RS são boas, tem boa qualidade de vida, inclusive o Chuí. Mas sei de Porto Alegre (só que como primeira lotação é dificil pegar). Rio Grande, é uma cidade boa, mas como primeira lotação tbm é dificil pegar.

      Agora tem Uruguaiana que é 4 pontos, mas acho muito isolada no Estado. Mas tem amigos meus que gostam de lá. Só vai ficar morrendo de tédio pq lá nem tem muito o que fazer a não ser imigração.

      No PR tem Guaíra e Ponta Porã que são boas opções para se começar. Naviraí tbm é boa pela pontuação (4 pontos) mas é uma cidade pequena. Tem quem goste.

      Excluir
  7. Cara, tu é muito prestativo, muito obrigado kkkkkkkkkk.

    Não querendo abusar, maaaaas...e cidades do interior que a mulherada é bonita E gosta da coisa? hahaahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha pois então. Sim, pessoal do Norte não tem o que reclamar. As mulheres são muito bem resolvidas e sabem do que querem.

      Lembre-se, a fome que dá no boi, da na vaca tbm. Então... ahaha Pessoal passa bem demais

      Excluir
    2. E Imperatriz-MA, é bom? Tem estrutura boa? E a mulherada, oq dizem os colegas solteiros?
      Abraços

      Excluir
    3. Olha, não conheci nenhum colega ainda de lá, então não posso afirmar... mas vou dar uma pesquisada. =D

      Excluir
  8. Se rolar concurso da SEFA PA então vou pedir lotação em Santarém, Marabá kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santarém. Colegas falam muito bem de lá. Marabá nem tanto. hahaha

      Excluir
    2. Oq eles falam? Hahahahaha

      Excluir
    3. Ouvi falar muito bem de Vilhena e Ji-Paraná, pra qm vai fazer concurso federal pode ser uma boa.

      Excluir
    4. Os colegas falam bem de SAntarém devido às praias de rio que tem lá. Então pessoal acaba cuidando mais do corpo. Sem contar que lá, ser Federal é ser um partidão... então a mulherada cai matando.

      Quando a Vilhena e Ji-Paraná, sim. Conheço ambas as cidades e posso dizer que são excelentes. As melhores de Rondonia. Ji-PAraná fica a frente de Vilhena em questão de infraestrutura. Questão de mulher, dizem que Vilhena é melhor... mas tenho minhas duvidas.

      Excluir
    5. E Imperatriz-MA? kkkkkkkkkk.

      Excluir
    6. hahahaha então... Imperatriz eu não tive contato com nenhum colega ainda de lá. Então não da pra saber. Pelo que li uma vez, dizia ser tranquilo. Mas por ser Sertão, tem seus problemas né... hehe mas faz parte.

      Excluir
  9. Olá.Muito boas as sua dicas. Me diga uma coisa, para papiloscopista vc sabe a média de idade dos candidatos no curso de formação? Eu tenho 40 anos, achas que ainda dá pra encarar? E sobre as lotações, vc sabe se a cidades são melhores um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GisaMP, como está? Espero que bem.
      Então, quanto a idade, isso não importa muito. Não importa porque tudo depende da sua condição física e mental. Hoje em dia a ANP esta mais tranquila, não tem tanta ralação física, mas ainda assim os testes são puxados. ENtão vc tem que me dizer, vc tem condição de bater os indices? Pq se não, o que está fazendo que não esta treinando? E se sim, o que esta esperando? Bota a cara nos livros. Nunca é tarde para se realiza rum sonho.

      Sim sei sobre as cidades. Tenho uma ideia boa sobre, mas ai tudo vai depender do que vc quer. Região do norte? Sul? Centro-oeste? vc me diz.

      Outra coisa, se não me engano, papiloscopista agora na PF somente em lotação de SR, ou seja, capitais. Então fica muita vaga boa.

      Excluir