sábado, 4 de agosto de 2018

Vamos falar de PETR4 + Atualização de carteira



Resolvi falar de Petrobrás devido a recente alta que ela teve após divulgar seus balanços trimestrais (sexta feira passada.)

Pois bem. Primeiramente gostaria de dizer que como investidor não gosto da Petrobrás devido a forte influencia do Governo Federal em sua gestão. Assim como na Eletrobrás. Contudo, como especulador, adoro esse papel. Gosto dele porque sei (minha opinião) que não importa o quanto este papel caia, ele sempre volta a subir. Vi isso em 2008, 2016 (chegou a incríveis 4 fucking reais) e agora em 2018 com a greve dos caminhoneiros. 

Inclusive, sobre a greve dos caminhoneiros apesar de concordar com muitas coisas que eles reivindicavam e de ficar óbvio (e perigoso) o quanto precisamos deles, eu discordo de como tudo decorreu. Discordo devido a tamanha irresponsabilidade primeiro por parte dos caminhoneiros em fazer uma paralização deste tamanho. Certo, ninguém é obrigado a trabalhar, mas já imaginou quantas pessoas tiveram prejuízos com a paralização? Eu não digo donos de empresas grandes, nem as enormes montadoras, nem as redes de supermercados. Eu digo aquele produtor rural, no interior do MT, do RS, de SP que foi lá, colheu seus produtos, tirou seu leite e teve que jogar fora o que estragou pois não tinha onde colocar. Ou o dono daquela granja que não tinha comida para dar para os frangos ou pintinhos que morriam de fome. Então, por esses motivos não concordo em como tudo transcorreu. Tão irresponsável quanto os caminhoneiros, foi o Governo Federal. Com a demora em dar uma resposta rápida ás negociações ou tomar medidas para evitar tamanhos prejuízos. E por fim (já que o Post é sobre a PETR4 e não sobre a greve), e não menos importante, a irresponsabilidade do Governo Lula/Dilma em incentivar os caminhoneiros (à época) a fazerem financiamentos, aumentando assim a frota de caminhão no país, algo que a economia do país não acompanhou. Ou seja, uma hora ou outra a bomba iria estourar. 

Voltando à PETR4. Devido a greve dos caminhoneiros, a cotação desta lindeza de empresa (sqn) caiu vertiginosamente. E como eu disse anteriormente, em meu modo especulador, comprei alguma quantidade de papeis desta empresa acreditando na volta da cotação. E foi o que estava acontecendo. Petrobras estava voltando à seus patamares anteriores até que ela lança seu balanço trimestral. 6,9 bilhões de reais. Sua cotação explodiu na abertura do mercado. Marcando aumentos de 5%. Claro, no decorrer do dia, sua cotação foi diminuindo (devido a pessoas estarem realizando lucros, acredito eu), mas que fechou positivamente com aumento de mais de 3%.

A WEGE quando apresentou seus balanços, subiu cerca de 2% na cotação (33 milhões de reais em lucros. Alta de 27% nos lucros)

O Banco Itaú teve lucro de 6,3 bilhões de reais. Sabe o que aconteceu? Sua cotação caiu 4,5%, pois era esperado um lucro maior.

Agora vejamos. Vocês gostariam de ser sócios de uma empresa como a PETR4 ou como a WEGE ou ITAÚ? Eu com certeza prefiro as duas ultimas.

Então, o que eu gostaria de adverti-los é sobre os números e como eles são manipulados pelas notícias.
Itaú sempre tem lucros constantes e recordes, mas quando algo não sai como o esperado (o que nem é uma diferença grande assim) é penalizado. Petrobras que vinha capengando (melhorando também, eu concordo) quando tem um lucro razoável, vira estrela.

Isso me faz lembrar de uma historia que eu sempre falo pra minha esposa.

Joãozinho sempre leva flores para a Mariazinha. Um dia que não levou, decepcionou.
Arthurzinho nunca leva flores para Joaninha. Um dia que leva, surpreende.
Então, não sejamos imediatistas a ponto de achar que apenas um balanço é sinal de que a empresa é uma das melhores do mundo, que não é. Petrobras, como investimento, TERRÍVEL. Como especulação EXCELENTE.

Fica aqui o meu recado. Isso aqui não é nenhuma sugestão de compra ou de venda, é simplesmente minha humilde opinião de um iniciante na bolsa.


Sobre a atualização na carteira:

Comprei  100 ações PETR4 a 17,44 no dia 04/06/2018.
As vendi A 21,50 no dia 04/08/2018.
Lucro de 10% ao mês. Uma pena não ter tido dinheiro para ter comprado mais. Mas aguas passadas não movem moinho né.

Com esse valor de venda, comprei:

5 FII HGRE11
100 CIEL3

No próximo fechamento do mês, esses dois ativos já estão registrados na carteira.


Obrigado pela atenção, desculpe pelo post enorme.


Opiniões, críticas, sugestões ou só conversa fiada mesmo, nos comentários abaixo.













Um comentário: