quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Série: "Minha Trajetória" - Capítulo IV

Policia Federal - Áreas de Atuação e meu primeiro dia


Fala galerinha, como estamos? Espero que todos bem.

Estamos agora na quarta postagem sobre a minha trajetória onde vou contando um pouco sobre como foi a minha historias, atuação da PF no território nacional e além e também o meu dia a dia.

Neste post vou começar dizendo sobre minha área de atuação hoje em dia, como foi meu primeiro dia de trabalho e as áreas de atuação da PF.

Lembro que tomei posse no dia 08/01/2015, numa sexta-feira. 
Tinha saído dois dias antes da minha cidade onde morava até a cidade destino para a posse. Isso daria em torno de 2.500km. Atualmente todas as posses são dadas nas Superintendências (SRs) dos Estados, e não na sua cidade de lotação. Como não sou lotado na SR e sim em delegacia descentralizada, então tive que ir para Capital tomar a posse.

Tirando a ansiedade que era total, minha esposa ficou esperando no carro (cheio de bagagens, eletrodomésticos e etc) enquanto eu entrei na delegacia. Foi informado que tinha que ir antes fazer exame médico. Passado o endereço, fui para lá. O exame era simples, coisas básicas, um exame admissional normal. 
Logo de cara, conheci dois colegas que trabalhariam na delegacia comigo. Inclusive um deles hoje, está na CAOP (muito merecedor). Conversamos um pouco e fomos para a SR para enfim tomar a bendita posse.

Depois de uma espera de aproximadamente 40 minutos, o Delegado Superintendente nos recebeu, proferiu algumas palavras sobre responsabilidade, e de como éramos preparados e capazes por estarmos lá, assinamos alguns documentos e pronto. Enfim, empossado como AGENTE DE POLICIA FEDERAL. Um grande alívio e o pensamento veio "daqui ninguém me tira mais."

Fomos levados para outra sala, onde nos deram as armas. Glock gen4, modelo G19. Lindíssima, novinha, nunca usada. Também nos foi dado o CRAF da arma e mais uma caixa de munição operacional, com 50 munições.

Meu amigo, quando você coloca a arma na cintura, que delicia. Que sensação boa, de poder, de alívio, de alegria, e de intensa responsabilidade.

Nos foi entregue também um papel dizendo sobre a posse. Este papel substitui a funcional oficial que chegaria depois de uns 30 dias (longos dias).

Recém empossado, peguei meu carro e fui para hotel, pois no outro dia iria viajar para a cidade onde iria morar (e moro até este momento) e trabalhar.

Cheguei no sábado. Delegacia fechada. Me apresentei ao plantonista, que prontamente me mostrou toda a delegacia, disse como era o clima organizacional do local e deu algumas dicas da cidade.

Ahhh, algo importante a se dizer, é que no Departamento, uma coisa que faz a diferença é a matrícula. Quem tem a matricula de numero menor, quer dizer que entrou antes do que tem a matricula de numero maior. Ou seja, o numero da matricula, inúmeras vezes é utilizado para escolha de missões, desempates, escolha de cargos e etc... por isso é muito importante chegar o mais rápido possivel na sua lotação e ser um dos primeiros a tomar posse.

 Continuando... na segunda feira, conforme o pessoal ia chegando na delegacia, iam se reunindo em uma sala e conversando, onde vinha um delegado e chamava um por um. Este delegado falava as vagas dos setores que estavam disponíveis. Obvio que a grande maioria queria pegar as áreas operacionais. Ninguém iria querer pegar a parte administrativa (Passaporte, Armas, Segurança Privada, Químicos), mas alguém teria.

Eu ja cheguei pensando que iria para o Núcleo de Operações (N.O.) e tal, ja iamos trabalhar, abordar, prender pessoas... ledo engano.

Na conversa com delegado, como eu ja tinha sido Escrevente Técnico Judiciário, ele me mandou para setor administrativo. Disse que gostaria de ir para o N.O. e ele me disse que não tinha vaga e que se abrisse, ele mudaria. Pronto. Ali estava a minha primeira (de muitas) decepção na PF.

Fui todo cabisbaixo para o setor que permaneci por meia hora. Logo já chegou outra pessoa que também tinha tomado posse recentemente e eu fui para o bendito N.O.

A maioria dos colegas que estavam saindo, estavam lotados lá, e o clima era de festa. Deles, por estarem saindo, e nossa, por estarmos chegando. Muitas dicas dadas, muitas informações úteis, muitas brincadeiras e um colega resolveu fazer uma barreira. Ir para a rodovia, só para os novinhos se vestirem ostensivos e sentirem como realmente é ser policia (convenhamos né, ficar a paisano logo no inicio de carreira é foda) . Lá aprendemos que nem tudo é igual na Academia. Que muitas coisas são facilitadas, e que sim, somos preparados para o pior, mas nem sempre é assim. A maioria das vezes temos que ter o estado de atenção em amarelo, não em vermelho.

Voltei pra casa todo cheio de novidades, contando para minha esposa (toda orgulhosa) de como tinha sido, de como abordávamos os carros, e tudo mais. Nossa... lembro até hoje. Como aquela empolgação de primeiro dia faz falta. Não em mim, mas em muitos colegas que vão desanimando ao longo do tempo. Mas isso é papo pra outro post. hahaha


Então, como meu primeiro setor efetivamente trabalhado foi o Núcleo de Operações, vou começar falando sobre ele.
Muitas delegacias tem divisões internas diferentes das que tem aqui, então algumas podem não te rum setor só de operações, outro só de analise, mas é basicamente assim a divisão feita pelo Brasil.

O N.O. é responsável por fazer todas as intimações emanadas dos delegados, localizando os "alvos" e intimando-os, seja por telefone, WhatsApp, pessoalmente ou outra forma aceitável.
Os policiais do N.O. também são responsáveis pelo cumprimento dos mandados de prisão que chegam à delegacia.
Por fim, são eles que dão suporte a qualquer atuação fora da delegacia. Ou seja, eles são o braço forte da delegacia. O setor Operacional.

Aqui na delegacia é ótimo o clima organizacional. Temos a obrigatoriedade de cumprir as 7 horas diárias (a oitava hora é dispensada para se fazer atividade física). Mas em qual momento vai se fazer este horário é muito flexível. Então é um ótimo setor a se começar. O N.O. também é responsável pelo plantão. Que aqui na delegacia é feito de 24x72. Ou seja, o cara trabalha 24 horas, e fica em casa por 72 (uma área um tanto quanto disputada as vezes).
Em lotação que se tem muitos novinhos (matriculas mais novas) o plantão não é tão disputado. Todos querem trabalhar, prender, atirar, perseguir haha ,pois foi pra isso que estudaram tanto, não é mesmo? Mas em outras lotações (onde tem pessoal mais antigo) o plantão é bem disputado, pois pessoal quer sombra e agua fresca. Ao meu ver, o plantão poderia ser substituído por um simples vigilante. Não precisaria disponibilizar um policial super preparado para ficar 24 sem fazer praticamente nada, e depois mais 72h sem fazer menos ainda. Alias, um policial não. Quatro, já que a escala de plantão é de 4 em 4 policiais. Mas isso é discussão pra outro post também. Mas já digo, As delegacias do estado de São Paulo, nenhuma tem plantonista. Então, pode ser sinal de que isto está mudando. Vamos ver.


Enfim, é isto. Sei que a Policia Federal tem seus defeitos, mas temos muito mais qualidades, com toda certeza. E defeito toda instituição tem, então faz parte.

Espero que tenham gostado. Não foi um primeiro dia tão emocionante, mas, vai ficar pra sempre guardado na minha memória.

Vou tentar falar um post sobre os melhores momentos e alguns relatos de dias que passei aqui. Aguardem


Qualquer dúvida ou sugestão, estou aqui no aguardo.

Grande abraço.















6 comentários:

  1. Parabens!!!!!! Voce pensa em outros concursos ou este é o ultimo? Pensa em empreender la na frente? Abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala GA, como está?
    Obrigado pela visita ilustre. =D

    Então, por enquanto não penso em outros concursos não. Mesmo porque ser Agente da PF sempre foi meu sonho. Sei que tem outras carreiras com salários melhores e hoje vejo que poderia passar no concurso para estas, entretanto, nem tudo é dinheiro. Eu simplesmente AMO a minha profissão, a atuação, as possibilidades de serviço e quão dinâmico é a carreira de AGENTE (delegado, fiscais, procuradoria devem ser um saco, sempre fazendo as mesmas coisas hahaha). Inclusive farei posts contando sobre as diversas atuações da PF.

    Quanto a empreender sim. Minha esposa é farmacêutica. Pensamos em, quando sairmos da fronteira, abrir uma farmácia, uma distribuidora ou algo do gênero. Ate mesmo estamos pensando em uma Cacau Show. Parece lucrativo. Pelo menos aqui na minha cidade. Mas, vamos ver... tudo ainda está apenas nos planos futuros.

    Obrigado pelo comentário. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Seus relatos são bacanas de acompanhar e você escreve bem.

    Esse negocio de novo/antigo sei como é. Já servi o exército e era a mesma coisa. Militarias.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Ola Futuro Alfa, como está?
    Obrigado pela visita e pelo elogio. Seja sempre bem vindo.

    Então, eu acredito que seja um jeito fácil de escolherem alguém sem muita subjetividade. Apesar de não concordar com muitas escolhas nesse sentido. hahaha mas faz parte.

    ResponderExcluir
  5. Legal sua trajetória. Parabéns pela carreira de policial federal. O bom que devido aos bons salários, terá um bom aporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Beto, como está? Obrigado pela visita.

      Agradeço os parabéns. Realmente a carreira é sensacional. E sim, o salário ajuda bastante. Mas a mentalidade é tudo. A grande maioria dos servidores estão na corrida do rato.

      Grande abraço irmão.

      Excluir