sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Série: "Minha Trajetória" - Capítulo III

POLICIA FEDERAL - Fases da ANP 







Então chegamos a mais um episódio da série "Minha Trajetória", onde eu conto um pouco de como foi minha trajetória até aqui, esquecendo um pouco o lado financeiro (objetivo principal do blog) e foco mais na vida profissional (Agente de Policia Federal).

Neste post vou contar (o que for possível) sobre como é a segunda fase do concurso da Polícia Federal. 

A fase mais gostosa do concurso começa aqui. Depois de longas horas de estudos, de uma prova estressante de 120 questões + redação, uma prova física um tanto quanto puxada, um exame psicotécnico um tanto quanto duvidoso, inúmeros exames médicos, investigação social (que só acaba com a posse), temos enfim a parte prática da coisa.

A Academia Nacional de Polícia, mais conhecida como ANP é localizada em Sobradinho, cidade satélite de Brasília. 
É na ANP que acontece o curso de formação de todas as carreiras do Departamento de Polícia Federal. Mas a Academia não é só isso. Os servidores lotados lá (sim é uma lotação) são responsáveis pelas diretrizes dos setores SEOP (setor Operacional), SAT (Setor de Armamento e Tiro), Escola de Ensino Superior (sim, a ANP tem cursos superiores de especialização), Ensino a distância, por sua plataforma EaD (ANP EAD), entre outras atividades.

Possui uma área estimada de 800 mil metros quadrados, formando mais de 15 mil policiais. 
Uma das mais modernas instituições de ensino de segurança pública do mundo.

Neste site é possivel ver algumas fotos e outras informações públicas da ANP.

Agora chega de lenga-lenga e vamos ao que interessa:


Enfim você vê seu nome sendo convocado para o Curso de Formação. Uma emoção inigualável.
Você recebe um e-mail dizendo a hora de apresentação para ser feita a matrícula. E já aqui segue uma dica:

Seja um dos primeiros. No meu caso, tinham mais de 600 pessoas convocadas. Cheguei com alguns amigos na porta da ANP aproximadamente 05:00 da manhã. Já havia uma fila de aproximadamente uns 20 metros, mas ainda assim pequena. Levem casaco, pois em Agosto de madrugada faz frio.

Após ser identificado na portaria, os alunos são levados para fazer a conferencia da documentação para a matricula (como comprovação de escolaridade, CNH e etc...). Aí começa a correria. Leva bagagens para os alojamentos (pré determinado), vai fazer a compra do enxoval (uniformes, cintos, e etc).

Ao final da tarde, se chegou cedo, estará livre já.
Vale lembrar que os alojamentos não é permitido nenhum aparelho eletrônico que não seja celular e notebooks (todos os alunos recebem um notebook da ANP, mas também podem levar seus próprios). Não é permitido ventilador, cafeteiras, sanduicheiras e etc. Essa regra, se quebrada leva a punição de perda de conceito que falarei mais a frente.


No fim de semana a saída e entrada na ANP é libera, desde que seja das 08:00 da manhã às 22:00 da noite. Quando começam as aulas, esse horário se matem apenas no domingo. No sábado é a partir das 12:00.


Enfim liberado, você poderá tirar fotos por todo o campus, inclusive a clássica foto que todos devem tirar na placa de entrada da ANP:






O Curso é divido em setores, e os setores em áreas de atuação.
Todas as matérias teóricas tem provas. As práticas apenas algumas.

Ressalto aqui que a fase da ANP também é ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA, ou seja, além do risco de reprovar e perder tudo até aqui, você PRECISA ter boa pontuação para poder escolher boas cidades. E sim, aquela historia de "o importante é estar dentro, o lugar não importa", é falsa até você chegar aqui. Antes de passar na prova isso é verdade, depois amiguinho, não se iluda. Há uma grande diferença de estar no Oiapoque/Tabatinga/Altamira ou em Vilhena/Ji-Paraná/Ponta-Porã, todas cidades de 4 pontos, mas com diferença enorme de qualidade de vida.

A classificação é feita com base nas notas obtidas nas provas prática, teóricas, avaliação de Conceito e atividades extras.

As provas teóricas são como na faculdade. Você tem várias aulas de determinados assuntos, e depois de um tempo você tem a prova. Toda a matéria é dada digitalmente através de pendrives para os notebooks acautelados. Estudem. pois a grande maioria tira 10 nas provas. Sim, elas são fáceis pois a grande maioria dos professores são excelentes, mas se você der bobeira e errar uma ou duas questões, isso faz sua classificação despencar. O gabarito das provas saem logo após a prova.

As matérias práticas são as mais divertidas. É nelas que você terá aulas de Direção Operacional on road e off road , Tiro de pistola, revolver, espingarda, submetralhadora, fuzil, aulas de defesa pessoal, rádio telecomunicações, segurança de dignitários, vigilância, abordagem entre outras.

Algumas delas terão provas práticas, como Rádio Comunicação, Tiro, Abordagem e Defesa Pessoal. Mas com certeza, todas as aulas são suficientes para se obter nota máxima nas avaliações.


Durante todo o curso também são feitas aulas de Educação Física. São exercícios focados na melhoria dos índices do TAF. Há aulas de natação, flutuação, corrida, HIIT e uma novidade dos últimos cursos, a pista de obstáculo, simulando uma de pentatlo militar.


O conceito é uma nota que todos os alunos começam iguais. Todos possuem nota 8. Com atitudes positivas (hastear bandeira, ser Xerife de turma, etc) ganha pontos. Não são muitos, mas ganha. Com atitudes negativas (não arrumar a cama todos os dias, não fazer a barba todos os dias, ter atitudes proibidas, como ficar pra fora dos alojamentos depois das 22) resultam em anotações. Cada anotação tira alguns décimos de sua nota conceito. Então, NÃO PERCA esses pontos de bobeira.


Informações adicionais

A vida na ANP é bem ao estilo militar. Deslocamento por ordem unida, entrada nas salas em fila, corrida com joelho no queixo (hahaha) e etc. Tem várias coisas que lá parecem ser desnecessárias (e são) mas faz parte da brincadeira. Então leve de boa, pois pra chegar ali você passou por muitas coisas. Não vá perder aqui nessa fase.

Há também as cartas bombas. Isso acontece quando acham alguma irregularidade em seus cadastros ou Ficha de histórico. Então, não mintam na FIC. Alias, não mintam em momento algum. Mesmo com algum "passado sombrio", conte tudo.

Na academia é semi internato. Ou seja, da segunda feira às 07:00 até Sábado às 12:00 você não pode sair do campus. Somente no Sabado a tarde ou domingo o dia todo pode-se ir na cidade.

Algumas pessoas iam para hoteis no fim de semana. Isso ajuda bastante a desestressar.
Não curti a vida noturna em Brasilia, mas colegas que curtiram disseram que era muito boa, então aproveitem. =)

A comida do restaurante nunca será boa. Então sempre que possível coma fora da ANP. No começo é até aceitável, mas até o final do curso, sempre piora. Então, suportem, comprem lanches (biscoitos, bolachas, pães e etc) e levem para os alojamentos. Sempre ajuda.



Pois é. Acredito que consegui explicar quase tudo que eu queria. Não posso explicar mais sobre as matérias por motivos de segurança. Mas, segue o vídeo feito com minha turma e mostrado ao final na formatura, fazendo praticamente 650 policiais chorarem feitos crianças! hehe Vale a pena assistir.


Grande abraço e qualquer dúvida, perguntem nos comentários.


O brado da turma:





Vídeo final da ANP:

























10 comentários:

  1. Pensava que na ANP não havia traços de militarismo na formação dos alunos. Boa explicação! Continue postando sobre a profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me fez lembrar de quando servia no exercito.

      Excluir
    2. Tempos de resiliência. Eu também estou escrevendo uma serie contando minha jornada de militar antes de entrar em medicina..

      https://betadamedicina.blogspot.com/2018/09/serie-rotina-zero-parte-3-primeira.html?m=1

      Mas não escrevo tão bem quanto você. Tem muitas besteiras, umas postagens eu ate exclui. Quero falar mais polido daqui pra frente.

      Excluir
    3. Sério? Ótimo, vou dar uma olhada.

      Que isso, nem escrevo bem assim não. Alias, uma coisa que eu preciso treinar (e faço isso no blog) é escrever. Vejo muitos blogs ai com ótimos escritores e eu muito direto! haha Mas faz parte.

      Vou ler seus relatos

      Excluir
  2. Ola anônimo. Seja bem vindo.
    Pois é. Eu também achava hehe. Mas já digo que no dia a dia da profissão não existe nenhum traço de militarismo. Somente no curso de formação mesmo.

    Obrigado por comentar. Qualquer outra dúvida estou a disposição para sana-la.

    ResponderExcluir
  3. Farmacêutico Investidor30 de janeiro de 2019 às 15:36

    Parabens pelo relato! Acompanho há pouco tempo seu blog e é sempre interessante ver como foi o caminho das pedras para obter a sonhada estabilidade. Vc vai continuar com essa série de posts? Algumas sugestões - como foi o primeiro dia de fato, os tipos de pessoas que trabalham contigo, ou a rotina no dia-a-dia, etc

    ResponderExcluir
  4. Ola Farmacêutico investidor, como está?
    Obrigado pelo comentário.

    Obrigado, realmente o caminho das pedras sempre é dificil mas todo esforço é recompensado. Sim, vou continuar sim com os posts. Próximos posts serão sobre as áreas de atuação que a PF está e como foi meu primeiro dia.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Colega que provavelmente também passou para a 2ª classe,

    "Os outros não entendem, mas agora vou dizer: Polícia Federal para sempre eu quero ser! D-P-F, BRASIL!" Hehehe.

    Em qual e-mail é possível entrar em contato com você?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só... seja bem vindo eu querido.
      Sim, tenho email de contato sim.
      papafoxinvestidor@gmail.com

      Aguardo. Grande abraço.

      Excluir